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Serviço Funerário Municipal


Divisão de Serviços Funerários

É o único órgão da Prefeitura responsável no Município pela liberação de corpos, para velório e sepultamento em São José dos Pinhais, e outras localidades do Paraná e do Brasil.
Todo falecimento deverá ser obrigatoriamente comunicado ao SFM para os procedimentos legais, com os documentos necessários, com atendimento 24h.

Translado

Quando a família vai retirar o corpo já sepultado e transferir para outro cemitério.

Documentos necessários:

  • 02 cópias da Certidão de óbito;
  • 01 cópia do RG do declarante;
  • Declaração do cemitério de orgiem, informando quadra/ lote ou ossuário onde se encontra o sepultado;
  • Declaração do cemitério que irá receber os restos mortais;
  • Agendar dia e hora nos cemitérios envolvidos no translado.

Setor de Cemitérios

O que é?

É o setor da Prefeitura que administra os oito Cemitérios Municipais e fiscaliza os quatro particulares e sete da comunidade. Está localizado junto ao Serviço Funerário Municipal na Rua Ângelo Zen, 55 com atendimento das 08 às 17h30

Orienta os familiares para a abertura de jazigos para sepultamentos, expedição de Títulos de Concessão através de requerimento, liberação de translado, legalização dos terrenos, autorizações diversas e emissão de 2ª via de título de recadastramento de lotes.

Cemitérios Municipais

São José
Avenida Rui Barbosa, esquina c/ Izabel Redentora – cep: 83.005-340
3398-1381

São João Batista
Rod. BR 376 – KM 12 – c/ Alameda Arpo e Rua Planalto – cep: 83.010-290
3383-1756

Borda do Campo
Rod. BR 277 – c/ Rua Canoinhas e Estrada da Roseira – cep: 83.075-010
3398-1299

Cachoeira
Estrada da Cachoeira – junto à Igreja cep: 83.025-000
3398-1299

Costeira
Rua da Servidão, c/ Rua Manoel Martins – cep: 83.015-490
3383-1756

Campo Largo da Roseira
Rod. BR 376 – Estrada Velha de Joinville – cep: 83.015-000
3384-3357

Barro Preto
Rod. BR 376 – c/ Rua Ernesto Juliatto – cep: 83.090-360
3383-1756

Contenda
Estrada Campo Largo – Contenda – cep: 83.015-000
3634-1410

Cemitérios Particulares

Parque Senhor do Bonfim
Rua Valdmorio Valaski, S/N – Guatupê – próximo da Academia Militar do Guatupê
3382-3135

Memorial da Vida
Rua Planalto, 459 – Jardim Ouro Fino – Próximo ao Bradesco da BR 376
3382-6463

Padre Pedro Fuss
Rod. BR 376, 3355 – Vila Braga – em frente ao Posto Consul
3382-1422 ou 3283-3096

Caminho do Céu
Estrada da Roseira, 5505 – Borda do Campo – próximo ao Posto Ipiranga ou Posto de Saúde
3098-6348 ou 3232-9212

Cemitérios da Comunidade

Faxina
Rua Carlos Kusma, S/N – Faxina
9964-0205

Colônia Zacarias
Rua José Francisco Negoseki, S/N – Colônia Zacarias
9622-5396 ou 9175-0251

Campestre
Rua Carlos Kusma, S/N – Campestre
3634-1591

Murici
Rua João Lepinski, S/N – Colônia Murici
3635-1144

São Pedro – Colônia Marcelino
Estrada da Colônia Marcelino
8870-3718

Ucraniano – Colônia Marcelino
Estrada Colônia Marcelino
9179-4466

Capelas Mortuárias

Capela Municipal Natalina Berti
Rua Voluntários da Pátria, esquina com Mendes Leitão – Centro
Administrada pela APAE – 3116-9616
3556-0182, 9923-0782 e 9938-6759

Capela Municipal da Borda do Campo
Rua Canoinhas com Estrada Roseira – Borda do Campo
3283-7032

Capela Municipal do Jardim Ipê
Rua Honorato da Silveira, 311 – Jd. Ypê
3385-3769

Capela Ômega
Rua Veríssimo Marques, 1494 – Centro
3588-1712

Decreto 237/98

Como proceder em caso de falecimento

Quando ocorrido em Hospitais, Casas de Saúde, Clínicas, residências, outros locais ou o corpo estiver no IML, dirigir-se ao SFM munido dos seguintes documentos:

– Cédula de identidade ou outro documento com fotografia do falecido;
– Cédula de identidade do Familiar responsável pelo funeral;
– Comprovante de endereço do falecido;
— Declaração de óbito fornecido pelo Hospital, IML, Casas de Saúde, Clínicas e Médicos;

Em caso de morte natural sem assistência médica (residência ou outros locais), entrar em contato com o SFM ou com a Funerária livremente escolhida pela família.

No caso em que o falecido possua plano de Assistência Familiar (Luto), dirigir-se ao SFM, para que possamos informar a Funerária que está na escala para atender os familiares, conforme Decreto nº 237/98.

Atribuições do Serviço Funerário Municipal:

– Orientar sobre os procedimentos para o funeral;

– Emissão da FAF (Ficha de Acompanhamento de Funeral) em 5 vias, necessárias a todos os procedimentos do funeral, principalmente para os Cemitérios;

– Definição e liberação de funerais para pessoas carentes;

– Emissão da Guia de controle FAF para os sepultamentos que vem de outras localidades.
– Emissão da Guia FAF para liberação do falecido junto aos Hospitais e Casas de Saúde.
– Todos os procedimentos funerários deverão ser encaminhados e orientados pelo Serviço Funerário Municipal.
– No caso de falecimento em acidentes de trânsito, a família tem direito ao seguro (DPVAT). Não há necessidade de intermediários. O seguro poderá ser solicitado diretamente junto a qualquer seguradora.
– NÃO HÁ FUNERÁRIA DE PLANTÃO NO SFM E NENHUMA FUNERÁRIA PODERÁ ABORDAR A FAMÍLIA NO LOCAL DO ÓBITO OFERECENDO SEUS SERVIÇOS. EM CASO DE DÚVIDAS, ENTRAR EM CONTATO COM O SERVIÇO FUNERÁRIO.

Certidão de Óbito

A 1ª via da certidão de Óbito é obtida gratuitamente junto ao Cartório de registro Civil da localidade em que ocorreu o óbito. Para emissão é preciso apresentar a declaração de óbito e documentos pessoais do falecido. É o único documento que oficializa o óbito e necessário para outros fins.

Setor de Cemitérios

Administra os 08 (oito) Cemitérios Municipais e fiscaliza os 04 (quatro) particulares e 07 (sete) da comunidade, e está localizado junto ao Serviço Funerário Municipal, localizado na Rua Ângelo Zen, 55, fone 41 3398-1299 e 3383-3229 com atendimento das 08h às 18h.

Orienta os familiares para abertura de jazigos para sepultamentos; expedição de Títulos de Concessão através de requerimento; liberação para translado; legalização dos terrenos; autorizações diversas e emissão de 2ª via de título e recadastramento de lotes.

Documentos para abertura de jazigos nos cemitérios municipais

O cessionário deverá apresentar o Título de Concessão do lote para o encarregado do cemitério e seu RG.

Em caso de ser o responsável pelo lote deverá apresentar o Título e seu RG.

São deveres dos Cessionários e responsáveis:

Manutenção dos jazigos, evitando que seja declarado como abandonado e revertido para o patrimônio Público;

Atualizar seu endereço e telefone, facilitando o contato entre Prefeitura e os Cessionários e/ou responsáveis.