Programa Recicla São José

Programa Recicla São José de apoio às associações de catadores


Nesta página você encontra informações a respeito do programa de apoio aos catadores de material reciclável e mais informações a respeito de cada associação parceira do município.

1. Sobre o Programa

A Prefeitura Municipal criou o Programa São José, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA). O Programa visa fortalecer as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de forma a ampliar a produtividade e promover a inclusão e a melhoria de renda das famílias associadas. O Programa inclui o apoio à formalização das associações parceiras, acompanhamento social, assessoria técnica e o fornecimento de máquinas, uniformes, equipamentos e treinamentos com foco na segurança e no desempenho operacional das unidades de triagem de recicláveis. Estas ações estão previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, formalizado em 2017 pela Lei Municipal nº 2869.

Atualmente, a SEMMA conta com quatro associações parceiras do Programa, que recebem todo o material reciclável coletado pelo Município. As despesas de aluguel, luz e água das unidades de triagem são custeadas pela Prefeitura, que também trabalha para apoiá-las na regularização regimental e contábil (ex. licenças e alvarás de funcionamento) das associações.

Após X Conferencia de Meio Ambiente, realizada em julho de 2017, ficou definido que as quatros associações também funcionariam como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para a comunidade local onde é possível entregar todo o tipo de material reciclável, tais como papelão, papeis, plásticos, isopor, metais, vidros, eletrônicos e óleo usado (armazenados em garrafas PET).

2. Histórico

O movimento dos catadores em São José dos Pinhais teve início em 2011. No ano seguinte a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou encontros mensais, visando oportunizar palestras sócio educativas e levantar os principais problemas enfrentados pela categoria. As principais dificuldades observadas nas reuniões foram:

  • Exploração por parte dos donos de depósitos;
  • Falta de carrinho e transporte apropriado para a realização da coleta;
  • Falta de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • Falta de local e equipamentos apropriados para a realização da triagem e beneficiamento do material reciclável;
  • Desvalorização do material reciclável.
3. Como posso apoiar as associações de catadores?

Você pode levar seu material reciclável diretamente nas associações parceiras conforme os endereços abaixo. As associações também podem coletar materiais em grandes quantidades em condomínios e empresas.

4. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Semente do Amanhã

A Associação Semente do Amanhã foi fundada em 2013 e conta atualmente com 26 membros, em sua maioria provenientes do Jardim Itália. Desde março de 2017, a associação está localizada na Central de Triagem e Valorização de Materiais Recicláveis, que conta com estrutura e equipamentos de triagem e beneficiamento de resíduos. A associação também possui caminhão próprio para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: Rua Pedro Trevisan, 249 – Jardim Itália – próximo ao Jacomar (link para Google Maps)
  • Telefones: 3383-6896/ 99725-7284 (João Cordeiro, presidente)
5. Associação de catadores de Materiais Recicláveis Sociedade Unida

A Associação Sociedade Unida foi fundada em 2007 e conta atualmente com 20 membros, em sua maioria catadores provenientes do Jardim Carmem, a associação também possui caminhão particular para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: Rua Antonio Cavalli, 101 – Jardim Fabíola, bairro São Marcos (link para Google Maps)
  • Telefones: 99589-7351  (Antônio Hilário dos Santos Anjos, presidente)
6. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho

A Associação Semente do Amanhã foi fundada em 2007 e conta atualmente com 22 membros, em sua maioria provenientes do Rio Pequeno. A associação possui caminhão próprio para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: : Rua João Zarpelon, 731 (02 módulos geminados) Bairro Costeira (link para Google Maps)
  • Telefones: 999231-9300 (Irineu Guimarães, presidente)
7. Reciclar - Associação dos Trabalhadores com Materiais Recicláveis e Meio Ambiente de São Jose dos Pinhais

A Associação Sociedade Unida foi fundada em 2004 e conta atualmente com 22 membros, em sua maioria catadores provenientes do Jardim Itália. A associação possui caminhão particular para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: Rua Morretes, 195 – Bairro Vila Braga/Jardim Itália (link para Google Maps)
  • Telefones: 99664-1726 (Keila, presidenta),( Membro da Diretoria: Jessica Celular: 99722-3996)

Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria:

SEMMA – Divisão de Disposição de Resíduos e Recicláveis

Endereço: Rua Senador Souza Naves, 420, Centro

Telefone: 3382-5209

E-mail: semma@sjp.pr.gov.br (Assunto: Dúvidas – Reciclagem)

 

Atualizado pela última vez em 13/11/2019 12:15:37