Programa Recicla São José

Programa Recicla São José de apoio às associações de catadores


Nesta página você encontra informações a respeito do programa de apoio aos catadores de material reciclável e mais informações a respeito de cada associação parceira do município.

1. Sobre o Programa

A Prefeitura Municipal criou o Programa São José, coordenado pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMMA). O Programa visa fortalecer as associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis de forma a ampliar a produtividade e promover a inclusão e a melhoria de renda das famílias associadas. O Programa inclui o apoio à formalização das associações parceiras, acompanhamento social, assessoria técnica e o fornecimento de máquinas, uniformes, equipamentos e treinamentos com foco na segurança e no desempenho operacional das unidades de triagem de recicláveis. Estas ações estão previstas no Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, formalizado em 2017 pela Lei Municipal nº 2869.

Atualmente, a SEMMA conta com duas associações parceiras do Programa, que recebem todo o material reciclável coletado pelo Município. s despesas de aluguel, águe, energia elétrica, uniformes e EPIs são custeadas pela Prefeitura.

Após X Conferencia de Meio Ambiente, realizada em julho de 2017, ficou definido que as duas associações também funcionariam como Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para a comunidade local onde é possível entregar todo o tipo de material reciclável, tais como papelão, papeis, plásticos, isopor, metais, vidros, eletrônicos e óleo usado (armazenados em garrafas PET).

2. Histórico

O movimento dos catadores em São José dos Pinhais teve início em 2011. No ano seguinte a Secretaria Municipal de Assistência Social iniciou encontros mensais, visando oportunizar palestras sócio educativas e levantar os principais problemas enfrentados pela categoria. As principais dificuldades observadas nas reuniões foram:

  • Exploração por parte dos donos de depósitos;
  • Falta de carrinho e transporte apropriado para a realização da coleta;
  • Falta de uniformes e equipamentos de proteção individual;
  • Falta de local e equipamentos apropriados para a realização da triagem e beneficiamento do material reciclável;
  • Desvalorização do material reciclável.

3. Como posso apoiar as associações de catadores?

Você pode levar seu material reciclável diretamente nas associações parceiras conforme os endereços abaixo. As associações também podem coletar materiais em grandes quantidades em condomínios e empresas.

4. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Semente do Amanhã

A Associação Semente do Amanhã foi fundada em 2013 e conta atualmente com 20 associados, em sua maioria provenientes da Colônia Rio Grande. Desde março de 2017, a associação está localizada na Central de Triagem e Valorização de Materiais Recicláveis, que conta com estrutura e equipamentos de triagem e beneficiamento de resíduos. A associação também possui caminhão próprio para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: Rua Pedro Trevisan, 249 – Colônia Rio Grande – próximo ao Jacomar (link para Google Maps)
  • Telefones: 3383 6896  |  3383-1313 Ramal 104 – ( Departamento de Controle Ambiental / Programa Recicla São José)

5. Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Moranguinho

A Associação Moranguinho foi fundada em 2007 e conta atualmente com 15 membros, em sua maioria provenientes do Rio Pequeno. A associação possui caminhão próprio para fazer coletas agendadas em condomínios e empresas.

  • Endereço: : Rua João Zarpelon, 731 (02 módulos geminados) Bairro Costeira (link para Google Maps)
  • Telefone: 3384-8224 Ramal 104 – ( Departamento de Controle Ambiental / Programa Recicla São José)

Dúvidas? Entre em contato com a Secretaria:

SEMMA – Divisão de Disposição de Resíduos e Recicláveis

Endereço: Rua João Ernesto Kiliam, 537, São Domingos

Telefone: 3380 0500

E-mail: semma@sjp.pr.gov.br (Assunto: Dúvidas – Reciclagem)

Atualizado pela última vez em 25/04/2024 15:27:50