Conferências Municipais de Meio Ambiente e Saneamento Básico

Conferências Municipais de Meio Ambiente e Saneamento

Conferência Municipal de Meio Ambiente

As Conferências Municipais são realizadas a cada dois anos sob a coordenação do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA). Seu objetivo é propor as diretrizes gerais da Política Municipal de Meio Ambiente de São José dos Pinhais e eleger os membros não governamentais do CMMA.

Confira abaixo as informações sobre as últimas edições de 2017 e 2015.

X Conferência Municipal de Meio Ambiente

Data: 14 – 15 julho de 2017
Tema: “O Futuro da Água para o Abastecimento Público e Sustentabilidade”

IX Conferência Municipal de Meio Ambiente

Data: 18 julho de 2015
Tema: “Educação Ambiental – Revendo Conceitos”

Pré-Conferência e Conferência Municipal de Saneamento Básico

A 1ª Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico, foi realizada no dia 12 de dezembro de 2015, das 08h as 18h, na Câmara Municipal de São José dos Pinhais. Promovida pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), o evento aberto a todos  teve como objetivo apresentar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

A conferência mostrou a importância do saneamento básico para a saúde das pessoas, conforme as propostas aprovadas durante as treze oficinas realizadas. As discussões ocorreram no período de 24 de junho à 15 de julho de 2014, cumprindo com diagnóstico prévio e foram divididas nos quatro eixos do saneamento básico: abastecimento de água; rede de esgoto; limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Buscou-se com a comunidade identificar as deficiências e potencialidades do sistema de saneamento da cidade.

Os eventos apresentaram a versão preliminar do plano e contemplaram as áreas urbana e rural do município. Foram ainda realizadas 13 audiências públicas na área urbana e rural, para discussão de propostas sobre os aspectos relacionados ao saneamento básico, promovendo a interação e o comprometimento da comunidade no processo de elaboração do PMSB.

Durante a Conferência houve palestra e a apresentação da Síntese do Plano Municipal de Saneamento Básico e os temas para os quatro grupos de trabalho. A partir das 14h, os grupos de trabalho se reuniram para os debates e encaminhamento das proposições para a plenária da conferência, a partir das 16:30h foram feitas as leituras das propostas de cada grupo de trabalho e submetidas a aprovação de acordo com o Regimento da Conferência Municipal de Saneamento Básico. A Conferência do Plano Municipal de Saneamento Básico foi coordenada pelo então Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Saneamento, Odevair da Silva Mathias e abertura e encerramento comandadas pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Assis Pereira.

Confira abaixo as informações sobre a última edição realizada em 2015.

Atualizado pela última vez em 13/11/2019 12:15:37