Departamento de Controle Ambiental

Departamento de Controle Ambiental

O Departamento congrega todos os serviços ambientais prestados pela Prefeitura Municipal como limpeza urbana, gestão de resíduos sólidos, manutenção de parques, praças, logradouros públicos, cemitérios e serviços funerário municipal. O departamento também realiza o controle e a gestão dos serviços de saneamento prestados no município. As atividades estão estruturadas em quatro divisões:

Divisão de Disposição de Resíduos e Recicláveis

Responsável por gerir e acompanhar as atividades de geração, transporte e destinação final de resíduos sólidos em São José dos Pinhais. Atualmente a Divisão conta com sete servidores e está dividida em três setores:

  1. Gestão de Resíduos – Analisa e acompanha os processos relacionados à resíduos gerados pelas atividades de construção civil, industriais e de grandes geradores;
  2. Programa Recicla São José – Apoio às associações de catadores presentes no município que atuam como Pontos de Entrega Voluntária (PEVs);
  3. Plano Municipal Saneamento Básico – PMSB – coordena e monitora a execução das ações previstas no plano.

Clique aqui para conhecer mais a respeito do Programa Recicla São José e as associações de catadores do município de São José dos Pinhais

Clique nos links abaixo para os demais serviços da Divisão:

Divisão de Limpeza Pública

A Divisão de limpeza pública administra os serviços prestados pela prefeitura e empresas contratadas relacionados à coleta de resíduos, varrição, limpeza de vias e logradouros públicos do município. A Divisão também realiza o agendamento de serviços especiais de coleta, limpeza de terrenos baldios e poda de árvores.

Clique nos links abaixo para os demais serviços da Divisão:

Divisão de Paisagismo e Horto Municipal

Uma equipe de servidores apoiados pela empresa contratada é responsável pela manutenção do paisagismo de São José dos Pinhais. A Divisão realiza periodicamente serviços de jardinagem, arborização e manutenção dos equipamentos urbanos localizados em parques, praças, jardins, canteiros e demais logradouros públicos.

A Divisão também é responsável pelo Horto Municipal, localizado no Parque São José.

Acesse aqui para saber mais sobre as estruturas de parques da cidade.

Divisão de Serviços Funerários

A Divisão é responsável pelos procedimentos de liberação para velório e sepultamento em São José dos Pinhais. O Serviço funciona ininterruptamente contando com uma dedicada equipe constituída por 33 servidores. Além disso, o setor administra os oito cemitérios municipais e supervisiona sete da comunidade, quatro particulares e um crematório particular. Suas principais atribuições são:

  • Orientar sobre os procedimentos para o funeral;
  • Emitir a Ficha de Acompanhamento ao Funeral. Sua apresentação é obrigatória para a liberação do corpo pelos Hospitais e Casas de Saúde e também em todos os sepultamentos, inclusive aqueles que vêm de outras localidades.
  • Definir e liberar os funerais para pessoas carentes;
  • Orientar os familiares quanto a abertura de jazigos para sepultamentos;
  • Expedir Títulos de Concessão, 2ª via de documentos e regularização de terrenos nos cemitérios municipais;
  • Requerimento e liberação para translado de restos mortais;

Para maiores informações, acesse a página do Serviço Funerário Municipal.

 

Atualizado pela última vez em 25/04/2024 15:27:50