Limpeza Pública

Sabemos que na natureza os materiais produzidos são naturalmente reciclados, o que não acontece com os materiais produzidos pelo ser humano. O grande desafio hoje é, além de rever hábitos de desperdício e do consumo sustentável, encaminhar corretamente os resíduos produzidos pela população.

Em São José dos Pinhais a coleta de resíduos é de responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Departamento de Controle Ambiental, através do gerenciamento de empresas contratadas através de processos licitatórios.

Aqui você encontra informações a respeito dos serviços de coleta que são realizados, abrangência, frequência e limites coletados de acordo com o Decreto Municipal nº 2630 de 4 de abril de 2017.

1. Coleta de Resíduo Comum (Orgânico)
  • Quantidade máxima coletada semanalmente: 600 L (soma de comum e reciclável) por semana
  • Composição:Restos de alimentos, papel higiênico, fraldas, etc.
  • Abrangência e frequência da Coleta: Realizada em todos os bairros de São José dos Pinhais de acordo com a programação e setorização, disponível nos links abaixo:

Coleta de lixo comum na região urbana

Coleta de lixo comum na região rural

1. Coleta de Recicláveis
  • Quantidade máxima coletada: 600 L (soma de comum e reciclável) por semana;
  • Composição:

Coleta de lixo reciclável na região urbana

Coleta de lixo reciclável na região rural

Os resíduos encaminhados para a reciclagem são disponibilizados para as Associações de Coletores de Materiais Recicláveis, contribuindo assim para a melhoria da qualidade ambiental e social no município de São José dos Pinhais.

1. Coleta de Desovas
  • Composição: móveis em geral, colchão, fogão, geladeira, máquina de lavar, dentre outros;
  • Abrangência e frequência da Coleta: de acordo com a programação do setor. É necessário ligar para a Divisão de Limpeza Pública e agendar seu pedido: 3382-4019 ou 3383-3065.

1. Coleta de Resíduos de Madeira
  • Quantidade máxima coletada: Até 1 m³ (um metro cúbico) uma vez ao mês;
  • Composição: móveis desmontados, tábuas e outros resíduos provenientes de reformas, reparos e demolições;
  • Abrangência e frequência da coleta: De acordo com a programação do setor. É necessário ligar para a Divisão de Limpeza Pública e agendar seu pedido: 3382-4019 ou 3383-3065.

1. Coleta de Resíduos Vegetais
  • Quantidade máxima coletada: Até 2 m³ (dois metros cúbicos) uma vez ao mês;
  • Composição: galhos e demais resíduos originados de limpeza de jardins e poda
  1. Coleta de Caliças
  • Quantidade máxima coletada: até 0,5 m³ (meio metro cúbico) o que equivale a 10 carrinhos de mão com capacidade de 50 L limitada a uma vez ao mês
  • Composição: resíduos de construção civil ou demoliçãocomo terra, areia, tijolos quebrados, telhas de barro, e outros devidamente segregados. Os resíduos recicláveis deverão ser dispostos para a coleta seletiva.
    Não serão coletados resíduos perigosos e outros tais como:

• latas de tintas;
    • telhas e outros materiais que contenham amianto;
    • gesso e drywall.

Para quantidades acima do permitido ou resíduos não coletados pela Limpeza Pública, solicitamos que o gerador contrate uma empresa de transporte (caçamba) para efetuar a sua correta destinação. A empresa contratada para coleta deve estar cadastrada na SEMMA conforme estabelece o Código Ambiental Municipal (Lei nº 67/2011).

A lista de empresas cadastradas encontra-se no link abaixo:

• Abrangência e frequência da Coleta: De acordo com a programação do setor. É necessário ligar para a Divisão de Limpeza Pública e agendar seu pedido: 3382-4019 ou 3383-3065.
  1. Coleta de Carcaças de Animais
  • Quantidade máxima coletada: não há limite previsto em lei para pessoa física;
  • Abrangência e frequência da Coleta: por agendamento.É necessário ligar para a Divisão de Limpeza Pública: 3382-4019 ou 3383-3065 (8h às 16h).

Caso seu animal tenha tido alguns dos sintomas indicados abaixo, entre em contato com a Unidade de Vigilância em zoonoses, através do telefone 3384 1228:

• Mudança de hábitos;
  • Mudança de comportamento;
  • Salivação abundante;
  • Dificuldade de engolir alimentos e água;
  • Falta de coordenação motora;
  • Paralisia nas patas traseiras;
  • Em cães, o latido torna-se diferente, parecendo um uivo rouco;
  1. Serviço de Limpeza de Terreno Baldio

Realizada mediante solicitação feita através do site (Faleconosco: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/faleconosco/fale_conosco.php) ou por protocolo (direto na Prefeitura). Somente em terrenos sem construção. Informar a localização do mesmo (entre quais números prediais se encontra), além da rua, bairro e telefone/email do solicitante para quaisquer dúvidas.

1. Serviço de Poda de Árvores

O serviço de poda é realizado apenas em árvores localizadas em áreas públicas, mediante solicitação feita através do site Fale Conosco: http://servicos.sjp.pr.gov.br/servicos/faleconosco/fale_conosco.php) ou por protocolo (direto na Prefeitura). Informar a localização da árvore (em frente a qual número predial se encontra), além da rua, bairro e telefone/email do solicitante para quaisquer dúvidas.