Mata Atlântica

São José dos Pinhais possui grande área de Mata Atlântica, inserida na Serra do Mar. A topografia, cursos d’água, cachoeiras, represas, fauna e flora exuberantes, estimulam a contemplação da natureza, possibilitando a observação de pássaros e animais silvestres.

USINA HIDRELÉTRICA DE GUARICANA
Localiza-se a 73 km do centro de São José dos Pinhais, divisa com Guaratuba.
Foi construída em 1º de maio de 1957 pelo inglês Howel Lewis Fry. A usina aproveita as águas do Rio Arraial e do Rio da Prata, contando com quatro unidades geradoras que produzem 36 MW de energia elétrica. Possui uma vila formada por quinze casas, quadras de esporte, playground, pousada e refeitório com capacidade para 35 pessoas.
Acesso restrito, visitas permitidas somente com autorização da COPEL.

USINA HIDRELÉTRICA DE CHAMINÉ
Localiza-se em Castelhanos a 68 km do centro de São José dos Pinhais.
Edifício construído, por Howel Lewis Fry, em pedra cortada. Foi inaugurada em 15 de março de 1931. Possui um trole (vagonete sobre trilhos) que está em operação desde 1929. Produz 18 MW de energia elétrica, integrando o sistema energético do Sul e Centro Sul do Brasil.
Acesso restrito, visitas permitidas somente com autorização da COPEL.

REPRESA DE VOSSOROCA
Construída em 1946 na divisa entre São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. Possui um reservatório de aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de água do Rio São João. Está interligada com as usinas de Chaminé e de Guaricana, abastecendo a COPEL de Curitiba, a qual redistribui para a Região Metropolitana de Curitiba.

CACHOEIRA DOS CIGANOS
No local existe uma trilha ecológica leve, indicada para qualquer faixa etária. Para formatação do pacote turístico deverá ser verificado a quantidade de pessoas e atividades previstas. Ex: Rapel, caminhada.
Grupo máximo de 12 pessoas.
Alvaro 41 88377517
Rhavena 84011259
rhavenafgd@ig.

Atualizado pela última vez em 18/04/2024 17:17:34