Logo

Portal da Prefeitura


Grupos Folclóricos e CTG


GRUPO FOLCLÓRICO ITALIANO CUORE D´ITÁLIA
Colônia Mergulhão
R. Júlio César Setenareski, s/nº (Vinhos Vô Vito)
Fundado em 25 de março 2000, resultado de uma das ações propostas como resgate da cultura italiana por meio do programa Caminho do Vinho, visando estruturar a região vinícola da Colônia Mergulhão, onde se estabeleceu grande parte dos imigrantes italianos.
Significado do nome: Coração da Itália
(41) 3282 4154 / 99412453 Valéria
e-mail: romoaldobortolan@funcionalprojetos.com.br

GRUPO FOLCLÓRICO UCRANIANO SOLOVEIKO
Colônia Marcelino
O grupo foi fundado em 1994, com o objetivo de manter vivas as tradições folclóricas da velha Ucrânia, composto na sua maioria por descendentes de ucranianos. A escolha do nome é em homenagem a um pássaro da Ucrânia, de canto belo e alegre. Os descendentes de ucranianos que compõem o Soloveiko apresentam danças típicas: Previt, Sucika, Kozapchok e Hopak, entre outras.

WAWEL GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS DE COLÔNIA MURICI
Colônia Murici
O grupo foi fundado em 1970, com o incentivo das Irmãs da Sagrada Família, com o objetivo de manter viva a tradição folclórica da Polônia. A escolha do seu nome é devido a um castelo existente na Cracóvia. O grupo divide-se em infantil e juvenil, com cerca de 40 integrantes e apresenta-se em festivais de dança em São José dos Pinhais e outros municípios.
grupowawel@yahoo.com.br

GRUPO FOLCLÓRICO GERMÂNICO TRIERER PIONIERE
R. Maringá, 297 – Vila Palmeira
O grupo foi fundado em 2002, tem pôr objetivo manter e divulgar as tradições germânicas. Seu nome tem como significado a cidade mais antiga da Alemanha de onde vieram os primeiros imigrantes alemães em 1829. O grupo realiza apresentações em diversos eventos.

GRUPO FOLCLÓRICO ESTEIO DA TRADIÇÃO
Localizado no Colégio Estadual Guatupê
Fundado em 1999, com o objetivo de divulgar e representar o Colégio Estadual Guatupê, obter novos conhecimentos das danças do Brasil e exterior. O grupo realiza apresentações em festivais, formaturas e eventos e seus integrantes são jovens e adultos.

CTG – TROTE CRIOULO
Av. Rui Barbosa, 10235 – Planta Maria Aparecida
Fundado em 2001, tem por objetivos desenvolver atividades sociais, artísticas, culturais, folclóricas, cívicas, esportivas e de lazer, estimulando o espírito associativo e comunitário, promovendo e divulgando a cultura tradicionalista. Sua sede possui uma cancha de rodeio iluminada, salão de baile, área de camping estruturada, cachoeiras, campo de futebol de areia e grama, tanques para pesca, pista para pouso de ultraleve. Aberto ao público nos fins de semana.
telefone: 9973-2668
catermais@terra.com.br

CTG – ESTÂNCIA VELHA DA TRADIÇÃO
R. das Nações Unidas, 365 – Cidade Jardim II
Fundado em 1991 com o objetivo de resgatar as tradições gaúchas como cavalgadas, danças folclóricas e conscientização nas escolas. Possui calendário de eventos tradicionalista 2007 e reuniões disponível no site.
www.ctgestanciavelha.art.br
ballin@ctgestanciavelha.art.br

CTG – SENTINELAS DO PAGO
Sede campestre: R. Paraíso, s/nº, Jardim Guarani – Guatupê
Secretaria: Travessa José Zilioto, 104 – Centro
Correspondência: R. Margarida de Araújo Franco, 1017
Fundado em 1996 com o objetivo de preservar a cultura sul-brasileira, promovendo integração com as demais etnias formadoras da nossa sociedade. Em suas atividades, além de
eventos sociais desenvolvem palestras e outras atividades culturais, bem como apresentações do Grupo de Danças Folclóricas Gaúcha e Paranaense. Sua sede conta com atividades campestres e de lazer, passeios à cavalo, área para lazer, pesca, campo de futebol, galpão crioulo e almoço típico com música gaúcha marcados com antecedência..
ctgsentidopago@sbanoadvogados.com.br

PIQUETE DE LAÇO TIO ZICO
BR-376, km 651
Fundado em 1997, tem por objetivos desenvolver atividades sociais, artísticas, culturais, folclóricas, cívicas, esportivas e de lazer, estimulando o espírito associativo e comunitário, promovendo e divulgando a cultura tradicionalista. Sua sede possui pista oficial de laço onde são realizados eventos campeiros.