Logo

Portal da Prefeitura


Apresentação do Município


O município de São José dos Pinhais está localizado a 15 km do centro de Curitiba, capital do Estado do Paraná. Estrategicamente cortado pela BR-277 (acesso aos Portos de Antonina e Paranaguá e às praias do Paraná), BR-376 (sentido Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e BR-116 (ligando ao Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro), serve de elo de ligação entre as diversas regiões brasileiras e demais países do Mercosul. Além disso, disponibiliza excelente infra-estrutura hoteleira, gastronômica e do Aeroporto Internacional Afonso Pena, um dos mais belos e equipados do Brasil.

O município possui mais de 280 mil habitantes, distribuídos em uma área de aproximadamente 945,7 km² (IBGE), sendo 20% em área urbana e 80% em área rural e de matas. Na divisa com os municípios de Guaratuba, Morretes e parte de Piraquara localizam-se as Serras do Mar e do Castelhanos e com Mandirituba a Serra do Fula. Uma região de planície em Campo Largo da Roseira e outras propícias para cultivo e produção agrícola como Colônia Murici, Colônia Marcelino, Malhada, Contenda, entre outras. Com altitude média de 906m (200m-1250m), a média das temperaturas dos meses mais quentes é inferior a 22ºC e a dos meses mais frios inferior a 18ºC.

Possui mais de mil indústrias instaladas no Município – muitas líderes de mercado, com a vinda das montadoras e fornecedoras, tornou-se um dos maiores pólos automotivo do Brasil, destacando-se também como um dos maiores municípios paranaenses em arrecadação. Frente às transformações econômicas, procura resgatar e valorizar seu patrimônio histórico-cultural e natural, buscando o equilíbrio entre indústria, agricultura e meio ambiente, mantendo a qualidade de vida.
São José dos Pinhais recebeu em 2002 da EMBRATUR o “SELO de OURO do TURISMO” – certificado que confere qualidade e determinação nas atividades de organização do turismo, buscando o desenvolvimento de ações de forma sustentável, agregando riquezas sociais, histórico-culturais e ambientais, evidenciando tendências para o desenvolvimento do Turismo de Negócios e Eventos, Religioso e em Áreas Naturais. O “turismo” é a atividade econômica que mais cresce no mundo, proporcionando oportunidades de investimentos, novas alternativas de trabalho, influenciando na distribuição da renda, beneficiando principalmente o cidadão. Em 209, o município foi classificado pelo ministério do Turismo em 2º lugar nos Casos de Sucesso Implementação do Programa de Regionalização do Turismo- Roteiros do Brasil, na categoria Gestão Turística de Destino
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, em parceria com demais Secretarias, iniciativa privada e outras entidades, apóia o desenvolvimento de roteiros turísticos específicos, valorizando a região de acordo com o seu potencial.