Logo

Portal da Prefeitura


Museu Municipal Atílio Rocco


logo-museu

Missão
“Desenvolver ações de resgate, preservação e divulgação do patrimônio cultural de São José dos Pinhais, tornando visível a trajetória histórica/cultural de sua sociedade”.

Instituição

A Fundação
O Museu Municipal de São José dos Pinhais foi criado pela Lei nº. 34/77 de 19 de setembro de 1977, através dos esforços de Ernani Zétola e da ação conjunta do Lions Clube Aeroporto e da Prefeitura Municipal. Sua primeira sede localizava-se à Rua Mendes Leitão, 2571, onde permaneceu por quatro anos. Pelo Decreto nº. 35/81 de fevereiro de 1981 passou a ser denominado Museu Municipal Atílio Rocco.

O edifício
Em março de 1981, passou para a atual sede, um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico do município, construído na década de 1910, para servir de residência da família Ordine. O prédio foi vendido para a municipalidade em 1920, passando a abrigar, simultaneamente, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município, bem como a Associação Comercial e Industrial, Agrícola e Prestadora de Serviços, até a década de 1980.

O acervo
Composto em sua maioria por doações da população, retrata, através dos espaços expositivos, temáticas educacionais, religiosas, culturais, esportivas, políticas e sociais de São José dos Pinhais.

Espaços Expositivos

O Museu Municipal apresenta, através de seu acervo, espaços expositivos que são recortes históricos da comunidade são-joseense em aproximadamente 100 anos: educação, religião, cultura, esportes, política e sociedade.

Trajetória de uma cidade: dos índios aos imigrantes Século XIX Rural Sala da Religião Mural do artista plástico Roney Erthal Mural do artista plástico Roney Erthal Fundação Força Expedicionária Brasileira (FEB) Espaço CotidianoHistória do cinema em São José dos Pinhais Espaço das Artes  

Ação Educativa

DSC_0049 foto cemei Meu Tesouro IMG_0592(2) IMG_0872 museu0001 projeto-acao-educativa

O Museu Municipal recebe grupos de alunos da rede municipal, estadual de ensino (Ensinos Fundamental, Médio, Especial e CEEBJA), e das escolas de ensino privado.

As visitas são guiadas por historiadores, oportunizando complemento aos estudos curriculares.

Arquivo Histórico

arquivo-historico

O acervo do arquivo histórico é composto por fotografias, documentos históricos do século 19 e 20, livros códice, jornais da década de 50, 70, 80 e 90 (Correio de São José, Jornal Objetivo, Folha de São José, Tribuna de São José e Piatã, biblioteca especializada (livros sobre São José dos Pinhais, Curitiba e Região Metropolitana).

A consulta ao arquivo histórico pode ser feita de segunda a sexta feira, das 09h00 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, com prévio agendamento.

A pesquisa é efetuada mediante orientação dos funcionários do Museu. Pede-se uso de luvas e máscaras descartáveis, disponibilizados pelo Museu.

Não é permitida a cópia reprográfica (xerox) de documentos e fotos, por fins de conservação do material. A reprodução fotográfica é permitida desde que não seja utilizado flash.

Todo material é de consulta apenas local.

Contato

Diretoria: Elza Moro Zétola Delage – 3398-2751
Setor Administrativo: Érica Gondro, Nair Zotto – 3381-5900
Ação Educativa: Flávia Buracosky – 3381-5900
Arquivo Histórico: Vitor Magliocco – 3381-5913

E-mail: museu.municipal@sjp.pr.gov.br

Localização: Rua XV de Novembro, 1660. Centro. São José dos Pinhais
Clique aqui para visualizar no Google Maps

Horário de funcionamento:
De terça a sexta, das 9 às 12h e das 13 ás 17h; sábado das 10 às 14h.