Galeria Municipal de Artes

HISTÓRICO
A Galeria Municipal de Artes de São José dos Pinhais, está localizada no Centro de Vivência Cultural João Senegaglia criado pelo Decreto nº 200/80 de 22/10/1980. O local foi a sede da 1ª indústria de São José dos Pinhais, que iniciou suas atividades em meados de 1910 . E em reconhecimento a sua relevância histórica, econômica e social, em 2008 por meio da Resolução 002/2008 do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural , o Centro de Vivência João Senegaglia foi tombado como Patrimônio Histórico de São José dos Pinhais. Em 2013, inicia-se a revitalização do local. Numa parceria entre o município e o Sistema S, após um processo de restauro e adequação do espaço é entregue a 1ª etapa – Teatro do SESI; a 2ª etapa em 2016 –inaugurada a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura e a 3ª etapa em 2017 – Escola da Cultura, Oficina de Bonecos e concluída em 2019 – Museu do Boneco Animado e a Galeria de Artes.
ACERVO ARTÍSTICO
O Acervo Artístico da Galeria Municipal de Artes é constituído por trabalhos de artistas visuais do município e de outras localidades, contendo diferentes técnicas, suportes e dimensões. Hoje são 385 trabalhos de pinturas, 132 de fotografias e 83 de esculturas. Algumas imagens:
PINTURAS

FOTOGRAFIAS

ESCULTURAS

ESPAÇO EXPOSITIVO
A Galeria possui como espaço expositivo interno, 01 sala com 91,18 metros quadrados de área, adequadamente iluminada. Possui também uma área destinada a parte administrativa, que conta com 01 sala para guarda de acervos e documentos, catálogos de exposições realizadas e acondicionamento de equipamentos e materiais utilizados na montagem das exposições.
EXPOSIÇÕES
14/08/2020 – Individual – “Uma viagem em lugares inesquecíveis e mágicos” da artista plástica Arlene Senegaglia. Apresenta 33 trabalhos inéditos, óleo sobre tela.

Uma trajetória de vida, com muita arte!
“No percurso de minha existência, a arte começou muito cedo. Não deixei nenhuma oportunidade passar em vão. Minha meta foi, e sempre será com perseverança, dedicação e muito trabalho. Penso que Deus foi generoso na minha trajetória de vida e, principalmente, em meu desenvolvimento profissional. Aprendi outras técnicas, mas optei para a pintura à óleo por sentir maior liberdade. Nas artes em geral há um tema específico e a linha mestra é o tema. Escolhi uma linguagem simples e de fácil compreensão para as minhas mensagens. Espero continuar minha jornada de vida sempre com muito amor pelo meu trabalho”.
Arlene Senegaglia
Alguns trabalhos:

ENDEREÇO E HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Endereço: Rua XV de Novembro, 1820, Centro, 83.005-000, São José dos Pinhais – PR
Horário de Atendimento: de 2ª as 6ª feiras, das 10h às 12h e das 13h às 17h
CONTATOS
Telefone: 3381-5900
E-mail: galeria.municipal@sjp.pr.gov.br
Responsável: Simone Freitas Zardo Werner