Logo

Portal da Prefeitura


Casa da Cultura


casa da cultura padre karol dworaczek

Histórico

Em 966 D.C., com o Batismo de Mieszko I – líder da tribo polana dos Piast – a Igreja Católica reconhece o Estado Polonês e se inicia a história oficial da Polônia. Esta história se cruza com a história de São José dos Pinhais a partir de 1878, com a chegada dos primeiros imigrantes poloneses para as terras da Colônia Murici.

Essas pessoas simples que se aventuraram a cruzar o Atlântico em busca de um futuro melhor trouxeram muito mais que pertences em suas bagagens: trouxeram sua fé, suas tradições, sua força de trabalho e seu amor pela terra.

Desde então a identidade polonesa faz parte da identidade sãojoseense. Sua contribuição não se resume apenas há alguns pares de olhos azuis, cabelos loiros ou sobrenomes de difícil pronúncia, mas está presente principalmente na produção agrícola do município, orgulho desta gente que traz no sangue a vontade de crescer, mas sem esquecer-se de suas origens.

Criada pelo Decreto Municipal nº 1.541/2006, a Casa da Cultura Padre Karol Dworaczek é um espaço administrado pela Secretaria Municipal de Cultura e se localiza na Colônia Murici. Instalada num prédio histórico – primeira escola e casa das Irmãs da Sagrada Família, tem como objetivos principais a divulgação da história e da cultura polonesa. Seu acervo conta com fotos e objetos doados pelos moradores locais, além de uma pequena biblioteca que está à disposição da comunidade. Por meio de suas ações educativas, como as Visitas Monitoradas, Palestras e projetos como “A Hora do Conto Polonês”, tenta resgatar e valorizar a trajetória dos imigrantes poloneses em São José dos Pinhais, mostrando a contribuição destes para o crescimento econômico e cultural do município.

Localização e Horário de Atendimento

Endereço:
Rua João Lipinski, 1001, Colônia Murici.

Telefone:
41 3635 1545

e-Mail:
casa.cultura@sjp.pr.gov.br

Horário de atendimento:
De 3ª a 6ª feira, das 08 às 12hs e das 13 às 17hs. Domingo das 09 às 16hs.

Galeira

Acervo expo. história da Col. Murici 02 Acervo expo história da Col. Murici Acervo Casa polonesa - sala Acervo Casa polonesa - quarto Acervo Casa polonesa - cozinha Acervo biblioteca e hora do conto polonês Abertura em 19 de março de 2015 Abertura de exposição em março de 2015 Acervo expo. história da Col. Murici 03 Acervo paineis construções típicas na colônia Acervo sala agricultura 2 Acervo sala agricultura Apresentação Grupo Wawel 2015 02 Apresentação Grupo Wawel 2015 Fachada 02 Fachada

Ações Educativas

– Visita monitorada: O passeio pelas exposições e acervo da Casa, traz informações e curiosidades a respeito da história, cultura e tradições dos imigrantes poloneses na Colônia Murici.

– Hora do Conto Polonês: Sabendo que a Literatura é uma forma de cultura e que esta pode ser usada como fonte histórica, este projeto propõe uma instigante viagem através da produção literária polonesa, permeada de lendas, fábulas e histórias de acontecimentos e personalidades importantes.

– Oficinas de artesanato típico: É possível conhecer um pouco mais sobre a cultura praticando algumas atividades, como o artesanato. Dentre a variedade de artes produzidas pelos poloneses, a Casa disponibiliza oficinas de Wycinanki (recorte e colagens de papel) e Bibuly (flores em papel crepom)

Agendamento de Visitas em Grupo

[ninja_forms_display_form id=47]