Família Acolhedora

  A dificuldade enfrentada por uma criança ou adolescente que teve a vida comprometida por problemas familiares e que hoje cresce em um abrigo do município, pode ser superada com o seu carinho.
  O acolhimento em uma família por um período determinado pode transformar o futuro de uma criança ou adolescente.
 

Conheça mais o Serviço Família Acolhedora:O Serviço Família Acolhedora tem como objetivo acolher temporariamente crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, em famílias previamente cadastradas e habilitadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. É uma medida excepcional, que ocorre quando há afastamento do convívio familiar por meio de medida protetiva, em função de abandono ou quando as famílias ou responsáveis encontram-se impossibilitados de cumprir sua função de cuidado e proteção. O acolhimento acontece até que seja viabilizado o retorno ao convívio com a família de origem ou o encaminhamento para adoção.

Desta forma, é possível propiciar o cuidado em ambiente familiar, garantindo atenção individualizada e convivência familiar e comunitária, permitindo a continuidade da socialização da criança/adolescente. Essa modalidade de acolhimento está prevista na Lei Federal nº. 12.010 de 13 de agosto de 2009 e Lei Municipal nº. 3.205 de 03 de janeiro de 2019.

 

Requisitos para ser uma Família Acolhedora
Ser maior de 18 anos, com condições favoráveis de moradia, residir há pelo menos um ano no Município de São José dos Pinhais, ter concordância de todos os membros da família em participar do serviço, não estar cadastrado em nenhum programa de adoção, ter condições boas de saúde, pelo menos um membro da família ter renda, possuir parecer psicossocial favorável e participar de capacitação oferecida pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

 

Documentos necessários
Cadastro de Pessoa Física – CPF;
Registro Geral – RG;
Certidão Negativa de Antecedentes Criminais de todos os membros da família;
Certidões Negativas de Débito Municipal, Estadual e Federal;
Certidão de Casamento ou Nascimento;
Comprovante de residência;
Comprovante de renda familiar de todos os membros da família que exercem atividades laborativas remuneradas e/ou cartão do INSS.

Funcionamento
Localização: Rua Joinville, 2109 – Bairro São Pedro – São José dos Pinhais – PR
Horário de Atendimento: segunda a sexta das 08h às 17h

Contato: 41 3383-6950

Email: familia.acolhedora@sjp.pr.gov.br

Formulário para pré-cadastro

 

Atualizado pela última vez em 24/04/2024 16:07:47