CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS tem como competência coordenar e executar a prestação dos serviços às famílias e indivíduos com seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Oferece apoio, orientação e acompanhamento especializado às: crianças, adolescentes e suas famílias que vivenciam situação de violência ou exploração do trabalho infantil (PETI); mulheres vítimas de violência, pessoas com deficiência, idosas e suas famílias que vivenciam situações de violência, adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

Endereço/Telefone
Rua Janiópolis, 431 – Cidade Jardim.
(41)3398-2575

Serviços:

Serviço de Proteção Social à Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa  de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC)

Usuários Do Serviço:

Adolescentes de 12 à 18 anos incompleto, em cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade, aplicado pela Vara de Infância e da Juventude.

Objetivo:
Realiza atendimento, acompanhamento e orientações Psicossocial e Pedagógico, à adolescentes e seus familiares com Medida Socioeducativa em meio aberto.

Forma De Acesso:
Por encaminhamento do Poder Judiciário.
Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas do Deficiência, Idosas e Suas Famílias

Usuários do Serviço:

Pessoas com deficiência e idosas com dependência, seus familiares e/ou cuidadores.

Objetivo:

Serviço para a oferta de atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos com algum grau de dependência, que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos.

Forma de acesso:

Por encaminhamento do Poder Judiciário, Ministério Público, Disque Idoso, Rede socioassistencial entre outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e por procura espontânea.

Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Famílias e Indivíduos – PAEFI

Usuários do Serviço:

Famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de violência (física, psicológica, negligência, abuso e/ou exploração sexual), afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida de proteção ou socioeducativa, trabalho infantil entre outras formas de violações de direito.

Objetivo:

Prestar serviço de apoio, orientação e acompanhamento a famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos, realizando orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários, sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias.
Forma de acesso:

Por encaminhamento do Conselho Tutelar, Poder Judiciário, Ministério Público, Rede socioassistencial entre outros órgãos do Sistema de Garantia de Direitos e por procura espontânea.

 

Atualizado pela última vez em 26/04/2024 16:47:23