Prestação continuada BPC a pessoa com deficiência

Beneficio assistencial de um salário mínimo, pago mensalmente a pessoas com deficiência, incapacitadas para a vida independente e para o trabalho.

Critérios para obtenção do benefício: Pessoas com deficiência deve comprovar que: a deficiência a deixa incapacitada para o trabalho e para a vida independente e que o total da renda familiar dividido pelo número de membros da família é menor do que ¼ do salário mínimo.
Documentos necessários:
Certidão de nascimento do requerente menor inválido; documento de identificação do requerente (RG, carteira de trabalho ou outro); comprovante de rendimento da família; certidão de óbito do cônjuge (quando viúvo);
termo de tutela (em caso de filhos menores de pais falecidos ou desaparecidos); termo de curatela no caso de maiores de 21 anos incapazes para atos da vida civil e CPF do requerente, se tiver.
Inscrição: Nos Centros Municipais de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, nas Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e Borda do Campo e nas Unidades de Saúde da Área Rural.

Centro de Referência de Informações às Pessoas Com Deficiência
Oferece informações e orientações relativas às ações e benefícios direcionados às pessoas com deficiência.
Local: Centro de Atendimento Social

Isenção Tarifária Urbana
Tem por objetivo a isenção tarifária do transporte coletivo urbano municipal para pessoa portadora de deficiência, e quando necessário, para seu acompanhante.
Critérios para obtenção do benefício: Ser morador do município de São José dos Pinhais; atender aos critérios estabelecidos em lei municipal; submeter-se à avaliação médica para diagnóstico da deficiência e da necessidade ou não de acompanhante para sua locomoção e passar pela avaliação da Assistente Social.
Local: Centro de Atendimento Social

Transporte Especial
Objetiva o transporte de pessoas com deficiência, para as escolas especiais de Curitiba.
Como participar: Ser morador de São José dos Pinhais, freqüentar escola especializada em Curitiba e passar pela avaliação da Assistente Social.
Onde solicitar: Centro de Atendimento Social