Outros Programas

Abordagem de Rua – Resgate em Ação

Presta atendimento emergencial e psicossocial, à população de rua, visando a construção de referencial que potencialize o desejo de ruptura com a rua.
Telefone: (41) 3381-5990 / 9962-3679 (Plantão 24 horas)
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR

 

Abrigo Municipal de Passagem

Tem por objetivo a proteção de crianças e adolescentes com direitos violados em situação de risco pessoal e social, de 0 a 18 anos incompletos, residente ou não no Município.
Encaminhamento pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público, pela Secretaria Municipal de Promoção Social ou pela Comunidade.
Telefone:(41) 3381-5976 (para informações)

 

Albergue Transitório

Abriga a população que necessita deste serviço, temporariamente, no Centro de Atendimento Social.
Telefone: (41) 3381-5990 / 9962-3679 Plantão 24 horas
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR
Atendimento às Famílias Vítimas de Violência

Presta atendimento psicossocial às crianças, adolescentes e suas famílias, vítimas de violência doméstica, encaminhadas pelo Conselho Tutelar com medida de proteção.
Informações: Centro de Atendimento Social com Assistente Social.
Telefone: (41) 3398-2575
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR
Atendimento Social Individualizado

Consiste no atendimento, orientação , encaminhamento e liberação de recursos emergenciais para a população carente, tais como: cestas básicas, fotos para documentos, leites especiais, fraldas geriátricas, vale-transporte, entre outros.
Locais de atendimento: Centros Municipais de Promoção Humana, Centro de Atendimento Social, Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e da Borda do Campo e Unidades de Saúde da Área Rural.
Atividades para Crianças e Adolescentes

Oportuniza às crianças e adolescentes atividades culturais, educativas, esportivas e de lazer.
Inscrição: Nos Centros Municipais de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, nas Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e Borda do Campo, passando pela avaliação da Assistente Social.
Atividades culturais e artísticas: Brinquedoteca, dança, grafite, música, teatro, coral, xadrez, arcodeon e capoeira.
Atividades educativas: Informática.
Atividades esportivas e de lazer: Karatê, futebol, voleibol, gincanas, jogos e passeios.
Casa do Idoso

Oportuniza aos idosos do Município um espaço onde tenham acesso a palestras sócio-educativas, bem como atividades culturais, esportivas e de lazer. A Casa do Idoso é mantida em parceira com a Associação Pró- Idoso do Rotary Club São José dos Pinhais Iguaçu.
Como participar: Fazer parte de um dos Grupos de Convivência, coordenados pela Secretaria Municipal de Promoção Social.
Telefone:(41) 3381-5995
Bairro: Centro

Dança Sênior
Tem o objetivo de desenvolver exercícios físicos e a dança com o idoso, com efeitos preventivos e terapêuticos, tendo como retorno a ativação muscular, concentração, memorização, coordenação motora e melhoria da respiração, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida.
Como participar: Fazer parte de um dos Grupos de Convivência, coordenados pela Secretaria Municipal de Promoção Social.
Contraturno Social

Possibilita o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, em situação de risco pessoal e social, incentivando a ampliação de conhecimentos, através de atividades culturais, educativas, esportivas, artísticas e de lazer, além de apoio e orientação às famílias por meio de ações sócio-educativas.
Participantes: Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, encaminhados pela Assistência Social, Conselho Tutelar ou Ministério Público.
Locais de atendimento: Centros de Promoção Humana, Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e da Borda do Campo.
Cursos de Capacitação para o Trabalho

Objetiva promover a qualificação dos destinatários da assistência social, facilitando a sua inclusão no mercado de trabalho formal ou informal, através da geração de renda e auto-sustento.
Cursos como:artesanato, bordado, cabeleireiro, confeitaria, corte e costura, culinária, grafite, informática, lavanderia comercial, manicuro e pedicuro, panificação, pizzaiolo, empregada doméstica, estofador, camareira, auxiliar de cozinha, jardineiro e tear.
Inscrição: No SINE, nos Centros Municipais de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, nas Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e Borda do Campo, passando pela avaliação da Assistente Social.
Documentos necessários: RG; comprovante de residência e comprovante de renda.
Cursos, Seminários e Palestras

Proporciona às famílias e crianças atendidas nas cozinhas comunitárias, atividades sócio-educativas, sob forma de palestras e orientações nas áreas de saúde, educação, meio-ambiente, esporte e lazer, cultura, entre outras.
Este programa é realizado em parceria com a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância APMI e Fundação Itaqui, com o objetivo de possibilitar a alimentação às crianças em situação de risco social, pessoal e nutricional, através da confecção dos alimentos por voluntárias e mães, em espaços comunitários.
Como participar: Estar cadastrado no Programa Cozinhas Comunitárias.
Doações para a Área Social

Recolhimento e repasse de doações.Tem por objetivo arrecadar recursos materiais ou financeiros para possibilitar o desenvolvimento de ações voltadas aos destinatários da assistência social.
As doações financeiras podem ser feitas diretamente aos Fundos Municipais da Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Doações de recursos materiais, tais como: móveis, equipamentos, utensílios domésticos, materiais de construção, roupas, agasalhos, podem ser encaminhados à Secretaria Municipal de Promoção Social ou as suas Unidades Operacionais.
Horário: Das 08:00 às 17:30
Telefone:(41) 3398-2773
Rua Norberto de Brito, 1.435 CEP: 83005-230
Bairro: Centro
Encaminhamento para Abrigamento

Tem por objetivo proporcionar atendimento adequado, para crianças e adolescentes, com direitos violados em situação de risco pessoal, de acordo com necessidades e faixa etária, através do abrigamento em entidades conveniadas pela Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, encaminhadas pelo Poder Judiciário e Conselho Tutelar.
Telefone:(41) 3381-5976 (para informações)
Encaminhamentos de Usuários de Álcool e Drogas

Encaminhamentos de Usuários de Álcool e Drogas para entidades de Recuperação
Objetiva a recuperação de pessoas com dependências químicas, através de abrigamento em entidades conveniadas com a Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.
Encaminhamento: Centro de Atendimento Social com a Assistente Social.
Telefone: (41) 3398-2575
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR
Grupo de Adolescentes

Propicia aos adolescentes destinatários da Assistência Social, acesso às atividades sócio-educativas, proporcionando o desenvolvimento pessoal, para o exercício da cidadania e possibilitando-lhes dignidade de vida.
Inscrição: Nos Centros Municipais de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, nas Unidades Operacionais de Campestre da Faxina e Borda do Campo, passando pela avaliação da Assistente Social.
Documentos necessários: RG; comprovante de residência e comprovante de renda.
Monitoramento às Entidades de Abrigamento

Tem por objetivo verificar se a entidade conveniada com a Prefeitura executa ações, de acordo com objetivos e condições previstas no convênio, bem como atende aos objetivos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente e Estatuto do Idoso.
Telefone: (41) 3381-5976 (para informações)
Monitoramento e integração das casas de longa permanência para idosos

Tem o objetivo de acompanhar e propor ações, visando a revitalização e melhoria de atendimento das casas de longa permanência para idosos do Município, proporcionando aos seus usuários auto-estima e qualidade de vida.
Telefone: (41) 3381-5995
Rua Norberto de Brito, 1.435 CEP: 83005-230
Bairro: Centro
Outros Programas Sociais

Propiciam aos destinatários da assistência social orientações e recursos básicos, possibilitando a melhoria da qualidade de vida, construção da autonomia e espaço para discussão e reflexão.

Inscrição
Nos centros de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, na Unidades Operacionais de Campestre da Faxina e Borda do Campo, passando pela avaliação da Assistente Social.

Crescer
Atende famílias com crianças de 0 à 6 anos em situação de desnutrição com suplementação alimentar diferenciada, com avaliação e encaminhamento da Nutricionista da Secretaria Municipal de Saúde.

Família Cidadã
Realiza a inclusão das famílias do Programa Construindo Cidadãos, através de encontros sócio-educativos sistematizados.

Grupo de Gestantes
Promove, orienta e encaminha a gestante, prestando-lhe orientações sócio- educativas para si mesma e para com o bebê.

Grupo de Mães
Orienta as mães quanto aos cuidados do bebê, além de terminar o enxoval iniciado no Grupo de Gestantes.

Hortas Comunitárias
O Programa, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, tem como objetivo a implantação de hortas em locais próximos as Unidades Operacionais da Secretaria Municipal de Promoção Social. As hortas são construídas e mantidas pelos destinatários da assistência social, que podem dispor das hortaliças, legumes e verduras para o seu sustento.

Pena Alternativa
Prestação de Serviços à Comunidade (Pena Alternativa)
Implementação da política de atendimento ao adulto autor de ato infracional com a operacionalização da medida sócio-educativa.
Telefone: (41) 3398-2575
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR

População de Rua
A Secretaria Municipal de Promoção Social presta atendimento à população de rua e na rua, visando a construção de referencial que potencialize o desejo de ruptura com a rua.
Telefone: (41) 3381-5990 / 9962-3679 (24 horas)
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR
Telefone: (41) 33982575

Programa Aprendiz (Guarda Mrim, Adolescentes em Ação e Jovem Empreende)
Programa sócio educativo de atendimento qualificado ao adolescente, de ambos os sexos, em situação de risco pessoal e social, procedente de família carente, com objetivo de formação profissional.
Como participar: Residir em São José dos Pinhais, ter idade entre 14 e 15 anos e 6 meses, completados até a data da inscrição, estar cursando, no mínimo a 6.ª série do ensino fundamental, possuir renda familiar até 2 salários mínimos e meio, apresentar os documentos exigidos, participar do teste seletivo anual.
Telefone:(41) 3381-5972

Programa Erradicação do Trabalho Infantil PETI
Programa do Governo Federal destinado às famílias com crianças e adolescentes, na faixa de 7 aos 15 anos, envolvidos no trabalho precoce em atividades perigosas, penosas, insalubres ou degradantes. Consiste no repasse de recursos sob forma de bolsa auxílio as famílias cadastradas no Programa.
Documentos necessários: RG; CPF; certidão de nascimento dos filhos até 15 anos; comprovante de residência; comprovante de renda; título de eleitores e carteira de trabalho.
Como participar: Com Assistente Social nos Centros Municipais de Promoção Humana, no Centro de Atendimento Social, nas Unidades Operacionais do Campestre da Faxina e da Borda do Campo, para avaliação da família, e se for o caso, fazer inclusão no Programa.
Informações: 3381-5979 e 3381-5978

Programa Liberdade Assistida
Atende e acompanha adolescentes em conflito com a lei e suas famílias, encaminhados pelo Poder Judiciário, com medida sócio-educativa de Liberdade Assistida.
Informações: Centro de Atendimento Social com a Assistente Social.
Telefone: (41) 3398-2575
Rua: Passos de Oliveira, 821 Centro CEP: 83030-720 São José dos Pinhais – PR

Atualizado pela última vez em 18/04/2024 13:36:46