01/02/2019

Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente discutem sobre o Programa Sacolão Verde

(Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

Nesta última quinta-feira (31), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais se reuniu com o secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk Junior, para tratar de diversos assuntos visando o fortalecimento da parceria entres as secretarias. O tema principal da reunião foi o Programa Sacolão Verde, coordenado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag).

Na ocasião, o secretário da Semag, Osmar Foggiatto, informou a intenção de ampliar em 40% o Programa Sacolão Verde, o que corresponderia hoje em oito bairros. A escolha dos bairros foi realizada em parceria pela Semag e Semma, por meio de estudos de georreferenciamento, que são mapeamentos de um imóvel rural referenciando os vértices de seu perímetro ao Sistema Geodésico Brasileiro, definindo sua área e sua posição geográfica, e de impacto ambiental.

De acordo com o secretário Foggiatto, o Programa é importante, tendo em vista que no ano de 2018 foram coletadas mais de 520 toneladas de materiais recicláveis destinados às Cooperativas de Catadores de São José dos Pinhais, sendo uma das principais fontes de renda desses cooperados. Além disso, por Lei, todas as verduras, frutas e legumes, que são distribuídos pelo Programa Sacolão Verde, são adquiridos dos produtores rurais do município de São José dos Pinhais, ampliando assim, o canal de escoamento da produção.

Estiveram presente na reunião o secretário de Agricultura de Abastecimento, Osmar Foggiatto, secretário de Meio Ambiente, Ahirton Sdroiesk, o diretor da Semag, Ricardo Dissenha, o Chefe de Divisão de Abastecimento, Tiago Pereira, e o Coordenador do Programa Sacolão Verde, Marcos Aguiar.

(Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)