Associação Comercial

ACIAP

Com o intuito de formar um bloco forte e representativo, foi criada em 1964 a Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais (ACIAP). A entidade contribui para o fortalecimento das empresas de São José dos Pinhais, organizando projetos nas diversas áreas do empreendedorismo.

Desde sua fundação, mantém-se ativa no desenvolvimento e crescimento empresarial do município, representando com legitimidade e responsabilidade os interesses da classe, além de criar numerosas iniciativas em benefício de seus associados e de toda a sociedade são-joseense. Para realizar suas ações, a ACIAP conta com uma sede própria bem estruturada, com secretaria, auditório, sala de treinamento e salas de reuniões.

Entre suas principais realizações está o Centro de Negócios, localizado no Aeroporto Internacional Afonso Pena, um espaço destinado à exposição de produtos e serviços da empresas locais aos visitantes. Com visibilidade internacional e completa infraestrutura, o ambiente dispõe ainda de uma sala de reuniões para atender aos executivos em trânsito.

O crescimento da ACIAP gerou a criação das câmaras setoriais, que promovem vários segmentos de mercado em São José dos Pinhais. As câmaras abrangem os segmentos de comércio, imobiliário, turismo, informática, comércio exterior, advocacia, madeira e mobiliário, contabilistas.

Atualmente, a ACIAP conta com um calendário anual de eventos direcionado aos principais ramos de negócios (indústria, comércio e prestação de serviços). O objetivo desse calendário é fortalecer as atividades empresariais no município através de feiras, eventos e homenagens, sempre com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais e com a cobertura dos principais veículos de comunicação da região.

A força do associativismo em São José dos Pinhais é a garantia de que tanto o empreendedor de origem são-joseense quanto o que escolheu essa cidade para viver e trabalhar têm na associação uma aliada séria e voltada aos interesses da classe empresarial.

Os serviços de maior destaque oferecidos pela ACIAP são:

* Posto da Junta Comercial do Paraná

* Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC)

* Capacitação

* Intermediação de estágios

* Emissão de certificados de origem

* Cartões vale-alimentação e de crédito

* Representação do empresariado

* Posto da Junta Comercial do Paraná: oferece serviços de registro de pessoas jurídicas (abertura, alteração, transferência e extinção) e manutenção da documentação empresarial obrigatória; atende grande número de contabilistas de São José dos Pinhais e Região.

Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC): disponibiliza para seus associados mais de 150 milhões de informações cadastrais e de crédito de pessoas físicas e jurídicas de todo o Brasil, 24 horas em tempo real, através da RENIC – Rede Nacional de Informações Comerciais. Além disso, fazem parte do banco de dados informações sobre cheques sem fundos, roubados, extraviados, protestos e dados do Renavam e Serasa.

Capacitação: dispõe de cursos de capacitação de vários segmentos empresariais, realizados em parceria com entidades empresariais, como SESC, SENAC, SESI, SEBRAE, SENAI entre outras instituições.

Intermediação de estágios: a ACIAP é parceira do Instituto PROE, que cria e fomenta a criação de projetos e programas de formação e qualificação profissional para trabalhadores e estagiários, preparando-os para integração ao mercado de trabalho e desenvolvendo a visão empreendedora.

Emissão de certificados de origem: empresas que exportam a partir de São José dos Pinhais podem contar com a emissão de Certificado de Origem por meio da Câmara Setorial do Comércio Exterior (CComex). As certificações são válidas para os seguintes blocos comerciais: Aladi (Peru, Equador, Colômbia, Venezuela), Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai) Bolívia e Chile, e Mercados Comuns (Europa, Ásia, África, América Central, USA, Itália).

Cartões vale-alimentação e de crédito: em parceria com a Coopercred, a Aciap promove a emissão de cartões para vale-alimentação e de crédito, para as empresas associadas, fomentando o comércio local.

Representação do empresariado: para a assessoria da Presidência da ACIAP, a diretoria está elaborando o estatuto do Conselho Político que posteriormente deverá ser encaminhado ao Conselho Deliberativo, para sua aprovação. Órgão de assessoramento, que tem por finalidade principal assessorar a Diretoria na formulação de estudos, propostas e manifestações sobre assuntos da entidade e dos associados desta, especialmente sobre temas de caráter político, econômico e social, que impactam diretamente na competitividade das empresas municipais associadas ao sistema.

Atualizado pela última vez em 18/04/2024 17:17:34