Os pais ou responsáveis que contratam o serviço de transporte escolar devem verificar se o veículo tem o adesivo de aprovação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, fixado na lateral do automóvel (Foto: Wellington Medeiros/PMSJP)

Com o objetivo de garantir segurança para os estudantes são-joseenses, a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semuttran), está realizando a vistoria e renovação das permissões dos veículos escolares. São 320 veículos, entre vans e ônibus, que prestam o serviço no município.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Miguel Ferreira de Paula, a vistoria é feita duas vezes por ano, antes do início das aulas, para verificar as condições dos veículos e garantir a segurança dos usuários.

Entre os itens verificados estão cintos de segurança para todos os passageiros, extintor de incêndio, tacógrafo, faróis, pneus, trava nas janelas com abertura máxima de 15 cm e o padrão de identificação de transporte escolar conforme regulamentação por lei.

A vistoria só é efetivada pela Secretaria depois da Inspeção Veicular Técnica realizada em empresas especializadas, as quais verificam itens obrigatórios e de segurança, como freios, suspensões, a emissão de poluentes, bancos, portas, direção e ruídos.

Para evitar problemas no retorno ao período letivo, a Semuttran solicita que os proprietários procurem o órgão o quanto antes, pois só os motoristas credenciados com a permissão renovada e o carro devidamente vistoriado poderão prestar o serviço. Em caso de irregularidade, o titular é notificado para readequação e retorna em um dia agendado para nova verificação.

Desde o dia 2 de fevereiro, quando foi iniciada a vistoria, mais de 80 veículos foram verificados. Desses, apenas 3 apresentaram problemas, que já foram solucionados.

Os pais ou responsáveis que contratam o serviço de transporte escolar devem verificar se o veículo tem o adesivo de aprovação da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito, fixado na lateral do automóvel.

Para denunciar irregularidades, ligue (41) 3381-6919. O Portal da Prefeitura (www.sjp.pr.gov.br) disponibiliza a relação de todos os veículos escolares e as regiões atendidas no município.

(Foto: Wellington Medeiros/PMSJP)