(Foto: Divulgação/PMSJP)

A Comissão Intersetorial de Prevenção e Segurança no Trânsito realizou durante na última semana o curso de Formação Vida no Trânsito: Educação, Fiscalização e Operação de Trânsito. O objetivo geral do curso foi capacitar agentes de trânsito das esferas municipal, estadual e federal, com base na metodologia do Projeto Vida no Trânsito, para atuação conjunta e integrada na área de fiscalização, operação e educação de trânsito na região de São José dos Pinhais.

Participaram nesta primeira turma ao todo 20 agentes, entre  Guardas Municipais, Policiais Militares e agentes da Polícia Rodoviária Federal. Na primeira etapa foram 40 horas de aula, embasando teoria e prática. A partir dessa ação, policiais militares do 17º BPM/1ª Cia, passam a integrar definitivamente o Projeto Vida no Trânsito da Prefeitura de São José dos Pinhais.

“Dentro do planejamento estratégico de melhoria do trânsito, e acessibilidade, se fez necessário que as ações de fiscalização de trânsito fossem incrementadas, juntando as forças Guarda Municipal, Policia Militar e Polícia Rodoviária Federal”, explica o capitão da 1ª Cia, Periguary Dias Fortes. Ele comenta ainda que o trânsito influencia na qualidade de vida do Município, e a integração entre as forças fortalece a cultura de segurança e prevenção, pois todos precisam estar preparados, capacitados e estruturados, no intuito de educar o cidadão e promover a mudança de conduta no trânsito.

O curso, realizado no Centro de Treinamento da Ecovia na BR 277, teve como objetivo capacitar os alunos para ações de fiscalização de trânsito, como lei seca, o uso de celular ao volante, excesso de velocidade, entre outras infrações que causam mortes no trânsito.

Para Raul Boff, gerente de Atendimento ao Usuário da Ecovia, agradeceu a mais essa parceria entre os órgãos envolvidos e comentou da importância do curso, onde o foco é a contínua qualificação das ações voltadas à educação e segurança no trânsito.

O diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, Eduardo Umbria, comentou da integralização das ações voltadas ao trânsito como aliar as ações niveladas no curso juntamente com a aplicação de boas práticas, processamento de autos, engenharia de tráfego e educação no trânsito.

Presente na solenidade da entrega dos certificados de conclusão do curso de Formação Vida no Trânsito Educação, Fiscalização e Operação de Trânsito, o secretário de Segurança em exercício, Samarone Bueno, também agradeceu a cooperação das partes envolvidas e afirmou que agora, com o aumento da integração entre as forças de segurança, todos conseguem falar uma mesma linguagem, o que favorece as ações voltadas ao trânsito e aos cidadãos.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Josiane Inácio Arruda, que esteve a frente do curso, disse aos presentes que está satisfeita com o curso e que este é apenas a primeira etapa de um trabalho que não pode parar, a fim de promover a redução de mortes e ferimentos graves no trânsito. O curso contou ainda com o apoio do Instituto Renault.

RÁDIO PREFEITURA

20160229_092738
(Foto: Divulgação/PMSJP)
Sao Jose dos Pinhais, 04 de Março de 2016 (Semuttran) - Formatura Nivelamento Fiscalizacao (Foto: Ary Portugal/PMSJP)