Realizada em Brasília, a Jornada Nacional de Segurança e Defesa Social contou com a participação da Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais. O fórum, de debate importante para o cenário nacional, abordou o tema: “Município, Segurança Pública e Criminalidade”.

Representando o município, o secretário Municipal de Segurança, Jefferson De Souza e o diretor da Guarda Municipal de São José dos Pinhais, Cleverson Aparicio, participaram dos diversos debates, onde puderam compartilhar ideias, adquirir conhecimento e saber o que está sendo realizado nas demais regiões do Brasil, no âmbito da Segurança Pública.

O evento visou a divulgação, o compartilhamento de ações e ideias, programas e projetos que fortaleçam as participações dos municípios na área de segurança pública no âmbito nacional. Nesta primeira fase, em todo território brasileiro, somente 20 (vinte) cidades foram escolhidas para sediar os observatórios. No estado do Paraná, apenas duas cidades foram selecionadas e São José dos Pinhais é uma delas.

O programa irá auxiliar as prefeituras na implantação dos observatórios, transferindo a capacidade técnica aos municípios para atuar como agentes de segurança em nível local. A estratégia faz parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Gestão Municipal de Segurança Pública.