16/05/2013

Prefeitura de SJP firma parceria com APACN

A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria Municipal de Saúde firmou hoje (16), parceria com a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia – APACN para capacitar os profissionais de saúde do município a identificarem precocemente casos de neoplasia em crianças e adolescentes.

A parceria proposta pela APACN foi aceita de imediato pela pasta de saúde de São José dos Pinhais, uma vez que a população será significativamente beneficiada. “É um grande avanço para os profissionais de saúde e para a população são-joseense, pois o diagnóstico precoce de neoplasia (câncer) permitirá um atendimento e tratamento mais eficaz ao paciente” afirmou o secretário municipal de saúde, Brasilio Vicente de Castro Filho.

A capacitação de 460 profissionais de saúde, médicos e não médicos, tem previsão de inicio para o mês de agosto com duração de cinco meses até capacitar todos os profissionais. A APACN através de seu parceiro,o Instituto Ronald Mcdonald, arca com todas as despesas referente a capacitação, como material didático e equipe que irá ministrar as aulas que em sua maioria são da área de oncologia, contando ainda com coordenadores científicos e médicos.

São José dos Pinhais é o terceiro município da região metropolitana de Curitiba a participar do programa, sendo que primeiro foi Campo Largo e depois Araucária.

Além do diagnóstico precoce de câncer em crianças e adolescentes e  melhor atendimento aos casos que poderão surgir, o programa visa facilitar os encaminhamentos para os hospitais especializados no tratamento dessa doença. O programa permitirá ainda mapear a população infanto-juvenil que é portadora de neoplasia em São José dos Pinhais. “Está parceria e o que ela irá agregar a saúde do município não tem precedentes, e com toda a certeza é de muito benéfico a todos os envolvidos”, conta a doutora Andrea Salum, diretora geral da Secretaria Municipal de Saúde, que estava presente no ato da concretização da parceria, bem como equipe representante da APACN.