Além de São José dos Pinhais, participaram de evento na Itália nove universidades brasileiras, membros da Fundação Oswaldo Cruz de Manaus, da Rede Unida e da Secretaria de Saúde de Niterói (Texto: Antonio Bobrowec/ Fotos: Paulo Szostak/ Prefeitura SJP)

Na última quarta-feira (13), no espaço de reuniões do Sebrae de São José dos Pinhais, a Secretaria Municipal de Saúde do Município apresentou aos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o SJProspera, os resultados e experiências adquiridos na participação do 8º Workshop e Laboratório Internacional Ítalo-brasileiro, evento realizado em Bolonha, na Itália. A delegação são-joseense foi representada pelo secretário de Saúde, Giovani de Souza e pelos diretores do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, enfermeira Débora Chemim e o médico Marcelo Gipiela. No evento do SJProspera, o presidente da entidade, Claudemir Gibrim, destacou a participação de São José dos Pinhais no evento na Itália e a troca de experiências entre o Município e a cidade italiana.

“A pauta da reunião do SJProspera teve como destaque a apresentação da parceria entre São José dos Pinhais e a cidade de Bolonha no fórum Ítalo-brasileiro. O secretário de Saúde e dois diretores do Hospital São José dos Pinhais representaram o município, dando continuidade ao primeiro laboratório de Saúde que São José dos Pinhais participou, em 2018. Incentivamos a participação de membros da nossa Cidade porque nessas oportunidades a gente aprende muito e compartilha muitos conhecimentos. Nesse fórum, que acontece mundialmente há 8 anos, é uma satisfação sermos uma das entidades que tem o privilégio de participar. No Brasil, várias entidades fazeram parte dessa troca de experiências com profissionais de Saúde da Itália”, disse Gibrim. Além de São José dos Pinhais, participaram de evento internacional nove universidades brasileiras, membros da Fundação Oswaldo Cruz de Manaus, da Rede Unida e da Secretaria de Saúde de Niterói.

O prefeito Toninho Fenelon, que também participou do evento do SJProspera no Sebrae, destacou a atenção que a Prefeitura tem prestado à Saúde do Município, investindo em equipamentos para melhorar o atendimento da população e incentivando a formação dos servidores. “A Prefeitura não tem medido esforços para que a Saúde atenda com qualidade a população. Um exemplo recente foi a aquisição de equipamentos de última geração para a triagem dos pacientes da UPA Afonso Pena, onde o profissional de enfermagem poderá classificar o paciente com mais precisão, conforme a gravidade do seu quadro clínico, ao mesmo tempo que resultará na diminuição das filas. Temos também incentivado nossos profissionais na sua capacitação, na busca por experiências exitosas e que possam trazer para a nossa realidade ideias criativas e, principalmente, que ajudem a melhorar ainda mais nossos serviços”, destaca o prefeito.

Além do prefeito Toninho Fenelon, do presidente do SJProspera e da delegação são-joseense participante no workshop na Itália, participaram do evento no Sebrae o Procuradoria Geral do Município (Áriston Ghidin) e o secretário de Indústria, Comércio e Turismo (Giam Celli); Renato Guimarães Adur, conselheiro da Governadoria do Estado do Paraná; vereador Silvio Santo, representando a Câmara Municipal; Adriana Szabelski, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de São José dos Pinhais; Dani From, diretora da Secretaria Municipal de Planejamento; e os representantes do Sebrae São José dos Pinhais, Vinícius Milano e Sebastião Freitas.

No mês de agosto, a Programa SJProspera, em parceria com a Prefeitura, colocará em prática uma das experiências adquiridas no workshop na Itália, que é a realização do primeiro Laboratório de Saúde da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), eu será sediado em São José dos Pinhais. A proposta é a troca de experiências dos vários setores da Saúde na região, envolvendo Rede Pública, Privada, população e os mais diversos profissionais da Saúde.

Secretario da Sictur, Giam Celli; o prefeito Toninho Fenelon e o presidente do SJProspera, Claudemir Gibrim
O diretor técnico do Hospital São José, Marceli Gipiela; o vereador Silvio Santo; a diretora do Hospital e Maternidade São José, Débora Chemim e o secretário de Saúde, Giovani de Souza