Secretaria de Saúde realiza curso de trauma dentário para dentistas e auxiliares

Publicado em 19 de junho de 2017 às 17:18

(Foto: divulgação/ SEMS)

Nos dias 21 e 29 de junho, nos períodos da tarde e da manhã, respectivamente, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais realiza um curso com o tema trauma dentário infantil para as equipes odontológicas (dentista e auxiliar) da rede pública de saúde. Esse curso faz parte de uma formação continuada, que teve início em abril e tem cursos programados até julho. O curso acontecerá na Sede do SESC São José e tem como objetivo desses encontros atualizar e unificar os trabalhos odontológicos do Município.

Sobre a realização do curso, a coordenadora do Departamento de Saúde Bucal da Secretaria, Carmem Lucia Arrata, explica que “há um protocolo municipal para o tratamento de trauma dentário que está sendo atualizado para que os serviços oferecidos à comunidade sejam dinamizados”.

Na última reunião de coordenadores das Unidades de Saúde do Município, foram distribuídos a cada um dos coordenadores um kit para trauma dentário infantil, apelidado de Trauma Box e que devem ser apresentados aos profissionais odontológicos de cada unidade. Cada Trauma Box contém fio de náilon, fio de aço, copinho e alicate e são os materiais necessários para agilizar a recolocação do dente. Esse processo, chamado de esplintagem, consiste na costura e reimplantação dos dentes.

Trauma dentário

Em caso de traumatismo dentário infantil, ou seja, em caso de um acidente que resulte na perda de um dente permanente, o que é chamado de Avulsão, os primeiros procedimentos são:

1. Localizar o dente;
  2. Pegá-lo pela coroa e não pela raiz;
  3. Não usar sabão para lavar o dente;
  4. Coloque o dente em um copo com leite;
  5. E procure um dentista o mais rápido possível (nas Unidades de Saúde ou UPA Afonso Pena).

A entrega dos kits odontológicos faz parte da atualização do roteiro de tratamento de trauma dentário realizado atualmente no Município. Como parte dessa ação, a Secretaria de Saúde realiza, nos dias 21 e 29 de junho, um curso de formação continuada para relançar e atualizar o Protocolo de Trauma Dentário. Esse curso é destinado a todos os dentistas e auxiliares odontológicos que atuam no Município.

Formação continuada

Mais cursos odontológicos serão oferecidos pela Secretaria de Saúde durante o ano. “Periodicamente, temos realizado a formação continuada dos profissionais de odontologia para atender com mais qualidade os usuários”, explica o secretário de Saúde, Giovani de Souza. O próximo curso programado acontece no dia 5 de julho e terá como tema células tronco.