Secretaria de Saúde realiza capacitação sobre prevenção, controle e redução da sífilis

Publicado em 9 de agosto de 2017 às 17:07

(Foto: divulgação/SEMS)

Nesta quarta-feira (09), a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais realizou, na Câmara de Vereadores, uma capacitação sobre prevenção, controle e redução da sífilis destinada a todas as equipes médicas e de enfermagem da rede pública de saúde do município. Essa capacitação faz parte de um guia prático estadual determinado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo ajudar a diminuir os casos da doença.

“A sífilis se tornou uma epidemia. Por isso é importante essa capacitação, para entender como controlar esses casos, que são questões de saúde pública. É um dia de reflexão e de troca de experiências”, falou a diretora do Departamento de Atenção Primária e Especializada (DAPES), Débora Chemim.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015 foram notificados 65.878 casos da doença adquirida no país, com uma taxa de 42,7 a cada 100 mil habitantes. O número de casos em gestantes foi de 33.365 e casos congênitos foram registrados 18.938, o que representa 6,5 para cada 1.000 bebês nascidos vivos.