Secretaria de Saúde conscientiza a população sobre prevenção à Dengue, Zika e Chikungunya

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 12:38

Ações do Departamento de Promoção e Vigilância foram realizadas no Calçadão da Rua XV e no bairro São Marcos (Fonte: PSJP)

São José dos Pinhais não tem casos confirmados de pessoas vítimas dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya. Mas não se pode relaxar! Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Promoção e Vigilância, está realizando ações especiais para conscientizar a população. Um exemplo disso foi a operação feita no Calçadão da Rua XV de Novembro e no bairro São Marcos.

“Os vírus da Dengue, Zika e Chikungunya são transmitidos pelo mosquito Aedes Aegypti, por isso a importância de combatê-lo para conter as doenças. Ele se prolifera com o depósito das larvas do mosquito em água limpa e parada, que se acumula em vasos, pneus velhos abandonados e outros recipientes. Por isso, mesmo que não tenhamos casos constatados das doenças é importante conscientizar a população para realizar ações de prevenção, como o que realizamos há poucos dias”, disse o diretor do Departamento de Promoção e Vigilância em Saúde, Odevair Mathias.

A Secretaria de Saúde ainda reforça que as ações de combate ao mosquito acontecem o ano todo, diariamente. A população pode ajudar o trabalho de prevenção denunciando pontos de criadouros do mosquito. Para isso é só entrar em contato pelos números telefônicos (41) 3587-6450 / 6451.