Secretaria de Saúde alerta população sobre prevenção no combate à Aids

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 15:03

A camisinha é a maneira mais eficaz de não contrair o vírus e pode ser adquirida gratuitamente em qualquer Unidade de Saúde do Município (Foto: Divulgação/ Sems)

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Núcleo Municipal de Testagem e Aconselhamento em Saúde (Nutes), alerta sobre o aumento de casos de doenças sexualmente transmissíveis, em especial o vírus HIV, causador da Aids.

A Aids é uma doença até hoje sem cura. A maneira mais eficaz de não contrair a doença é por meio do uso de preservativo, conhecido popularmente como camisinha. Relações sexuais, transfusão de sangue, compartilhamento de cachimbos e seringas contaminados são formas outras de contaminação.

“O vírus HIV destrói o sistema imunológico do portador. Com o sistema imunológico abalado, uma gripe comum pode ter sérias complicações devido a falta de defesas do organismo”, disse a coordenadora do Nutes em São José dos Pinhais, Janaína Borin Pereira de Lima.

O Núcleo atende hoje 1.000 portadores de HIV. 75% dos pacientes atendidos utilizam medicamentos antirretrovirais (ARV), que impedem a multiplicação do vírus e a destruição das células de defesa do organismo. A medicação é gratuita e fornecida pelo Ministério da Saúde.

Só em 2014 foram descobertos 100 novos casos de HIV no Município. “Tivemos também um aumento exacerbado de pessoas com sífilis e hepatites virais B e C. Alertamos a população em geral que sempre utilize camisinha nas relações sexuais e não compartilhe seringas e cachimbos”, alerta Janaina.

A Prefeitura de São José dos Pinhais realiza distribuição gratuita de camisinhas nas Unidades de Saúde. Se ficou alguma dúvida, procure orientações e faça os testes HIV, sífilis e hepatites B e C de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas na sede do Nutes, na Rua Voluntários da Pátria, nº 1393, centro. Ou ainda, entre em contato pelos números telefônicos (41) 3282-4455 e 3398-2579.