(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

No levantamento realizado pelo Departamento de Turismo da Sictur – Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, as ‘Caminhadas Internacionais na Natureza’, que aconteceram no Circuito Rural de Turismo, a ‘Casa do Papai Noel’ e o ‘Festival da Cerveja Artesanal’ foram os eventos que apresentaram no município recorde de público em 2018. Sictur elabora, para este ano (2019), projeto de sinalização turística rural que facilitará acesso dos visitantes aos locais desejados.

Na última sexta-feira (01/fevereiro) a secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo – Sictur, de São José dos Pinhais, divulgou o relatório anual das ações e atividades desenvolvidas no município durante o ano passado, 2018.

Mais uma vez, as caminhadas internacionais na natureza foram destaques pelo recorde de público, atraindo, ao todo, para o Circuito Rural de Turismo mais de 16 mil participantes, em 2018, que puderam conhecer e divulgar as regiões visitadas além de adquirir mercadorias coloniais direto dos produtores estimulando o desenvolvimento econômico na localidade.

A Prefeitura, através da Sictur, atualmente apoia cinco caminhadas realizadas no Circuito Rural de Turismo e neste ano (2019) um novo percurso realizará a 1ª edição da ‘Caminhada Internacional na Natureza’ – Circuito Rural Faxina, que deve acontecer em setembro e atrair centenas de pessoas até a região.

A 4ª edição da ‘Caminhada Internacional na Natureza’, do circuito rural Caminho do Vinho da Colônia Mergulhão, etapa noturna, atraiu, ano passado, segundo relatório divulgado, 4.186 participantes que caminharam 12 km, com duração média de 3 horas, conhecendo estradas da região, propriedades, trilhas além de empreendimentos rurais. Em 2019, a caminhada noturna chega na 5ª edição, será realizada no dia 23 de março e a organização do evento pretende levar maior número de participantes para o circuito.

A 12ª edição da ‘Caminhada Internacional na Natureza’ – Circuito Rural Caminho do Vinho, Colônia Mergulhão, etapa diurna, acontecerá no dia 19 de maio e a expectativa dos organizadores e dos comerciantes da região é que o número total de pessoas ultrapasse os 3.898 participantes que estiveram na edição realizada no ano passado.

Outra região do município que tem atraído a cada ano, com a caminhada, maior número de pessoas é o Circuito Rural da Colônia Campina do Taquaral, que realiza em 2019 a 8ª edição da ‘Caminhada’, no dia 30 de junho. Segundo o departamento de Turismo da Sictur, em 2018 o evento reuniu 3.450 pessoas que caminharam pelo circuito 14 km, conhecendo estradas da região, trilhas, propriedades além do comércio da localidade.

A Sictur também tem estimulado o comércio local da Colônia Marcelino, que neste ano realiza no dia 18 de agosto a 6ª edição da ‘Caminhada’, no Circuito Rural de Turismo que recebeu no ano passado, segundo a Sictur, 2010 participantes. A tendência é que neste ano o circuito de caminhada da região receba maior número de ‘caminhantes’.

Na Colônia Murici, a Prefeitura, através da Sictur, também apoia a realização da ‘Caminhada Internacional na Natureza’ – Circuito Caminho das Colônias. Em 2019, o evento chega a 7ª edição com expectativa de ultrapassar o número registrado em 2018 que foi de 3.100 participantes. A caminhada na Colônia Murici acontecerá, neste ano, no dia 10 de novembro.

Investimentos em novos percursos e organização fazem de São José dos Pinhais a capital nacional das ‘Caminhadas na Natureza’, de acordo com o site Ecobooking, a cada edição de evento aumenta o número de participantes, em 2019 a Sictur realizará no dia 18 de setembro a 1ª ‘Caminhada Internacional na Natureza’ – Circuito Rural Faxina, o evento deve atrair centenas de participantes que caminharão pelo circuito da região, movimentarão o comércio local, retornarão ao circuito outras vezes além de divulgarem o evento para outras pessoas.

Tradição em São José dos Pinhais, a ‘Casa do Papai Noel’ é realizada há vinte anos no município, o evento atraiu em 2018 nos dias de realização 200 mil visitantes que prestigiaram diversas atrações culturais direcionadas principalmente ao público infantil, novos espaços de gastronomia e revitalização na decoração natalina dos ambientes internos e externos transformaram o evento em uma grande atração na cidade.

Outra ação realizada pela Sictur em 2018 para movimentar o comércio no período da noite e que deve acontecer novamente neste ano é o ‘Natal de Luz na Cidade’ que realizou decoração natalina nos principais pontos turísticos do município como o ‘Portal da Entrada’, ‘Parque São José’, ‘Catedral’, ‘Rua XV de Novembro’ e ‘Av. Rui Barbosa’ que receberam apresentações culturais (Corais, Teatros, Grupos Folclóricos e outros) sempre no inicio da noite para valorizar a decoração natalina e fomentar o comércio da região.

O ‘Festival da Cerveja Artesanal’, criado através da lei municipal nº 2946 de 11 de dezembro de 2017, foi sancionado com objetivo de fortalecer a Indústria Cervejeira Artesanal do município. Em abril de 2018, a Prefeitura, através da Sictur, realizou a 1ª edição do festival, que segundo os organizadores, atraiu público estimado em 10 mil pessoas e teve a participação de 8 cervejarias artesanais do município, a escolha dessas cervejarias foi através de chamamento público somente para os que tinham alvará de funcionamento em São José dos Pinhais. Na 2ª edição do ‘Festival da Cerveja Artesanal’, aproximadamente 8 mil pessoas participaram do evento.

Essas ações da Sictur no município fazem parte do plano de governo (2017/2020) que incentiva o turismo ecológico e rural, estimulando ao mesmo tempo os empreendimentos familiares através da criação de programas de consciência turística, com intuito de gerar emprego e renda além de apoiar os grupos folclóricos existentes na cidade e atrair novas empresas para São José dos Pinhais.