16/03/2018

Secretaria de Educação realiza palestra para diretores das instituições de ensino municipal

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)

Na manhã desta sexta-feira, 16 de março, a Secretaria de Educação (Semed) de São José dos Pinhais realizou, na Central de Treinamento do Paço Municipal, uma palestra para os diretores(as) das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Centros de Atendimento Especializado (CAEs) Anne Sullivan e Dom Pedro e para Centro Municipal de Educação Especial para Iniciação ao Trabalho (CEMITRA). O tema, Avaliação Institucional, foi abordado pela professora  Doutora Alboni Marisa Dudeque Pianovski Vieira,  da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR).

O tema apresentado teve objetivo refletir sobre a importância da Avaliação Institucional  nas unidades de ensino. “Esse é considerado um processo necessário para a gestão da administração no intuito de garantir e promover a qualidade social na educação”, explica a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Adriana Aflen. Para Ema Karan, secretária de Educação, “é importante o processo de gestão democrática aonde todos da comunidade podem participar e o gestor tem seu papel fundamental na mediação e planejamento das ações”, explica a secretaria.

Alboni salienta que a gestão das unidades de ensino devem considerar a qualidade na educação como um processo dinâmico, reconstruído constantemente. “Este deverá estar acompanhado da relação dialética entre a avaliação e planejamento da ação, ambos relacionados ao Projeto Político Pedagógico”, explica.

(Fotos: Silvio Ramos/PMSJP)