Notícias
21/03/2019

Secretaria de Educação promove palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

(Fotos: Divulgação/Prefeitura SJP)

Nesta última quarta-feira (20), a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Educação, do Departamento de Educação Especial, realizou uma palestra sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com o objetivo de debater e partilhar conhecimentos sobre o tema. O evento ocorreu na Central de Treinamento da Prefeitura no período matutino e vespertino, e contou com a presença de profissionais que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação Especial.

As reflexões foram conduzidas pela professora Maria de Fatima Minetto, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, autora de vários textos sobre o tema, especialista em Educação Especial, mestre em Educação e pós-doutora em Psicologia.

Ainda desconhecido por grande parte da sociedade, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), popularmente nomeado como Autismo, é uma realidade presente em milhares de famílias no Brasil. Os desconhecimentos que rondam o Transtorno podem dificultar o dia a dia das famílias e dos profissionais que precisam lidar com uma criança que tem TEA, por isso a importância de se oferecer formação nesta área. Segundo a Diretora do Departamento de Educação Especial, Gisele de Meira, “O foco é contribuir para a formação dos profissionais e melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da criança autista inclusa na rede municipal de ensino”.

De acordo com a pedagoga Eliane Marai Vitkoski, que participou do evento no período da manhã, o evento sobre o tema foi de grande relevância. “A palestra possibilitou reflexões importantes e esclarecedoras, além dos exemplos e sugestões de possibilidades de intervenções relatadas pela palestrante que, além de ter demonstrando grande embasamento e conhecimento teórico, possui experiência em sala de aula”, contou.

Para o Secretário de Educação, Professor Imar Augusto, ações como esta são importantíssimas tanto para os Profissionais da Educação, quanto para os nossos munícipes, visto que o número de crianças com este Transtorno tem isso uma crescente em nosso município. “Palestra como a de hoje fortalece a prática educacional dos nossos colegas que atuam nas atividades voltadas a verdadeira inclusão. Parabenizo toda equipe da Educação Especial da nossa Secretaria e a Palestrante que muito contribuiu no dia de hoje”, enfatizou o secretário.

 

(Foto: Divulgação/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Divulgação/Prefeitura SJP)

 

(Foto: Divulgação/Prefeitura SJP)