Na manhã desta segunda-feira (18), a prefeita Nina Singer, e o vice-prefeito Professor Assis, estiveram na Secretaria Municipal de Assistência Social, juntamente com a secretária Juliana Saraiva, para participar de uma reunião de alinhamento com a coordenação dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O objetivo é realizar o planejamento de ações e políticas sociais que venham contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes, assegurando maior participação da população de baixa renda em projetos desenvolvidos pela secretaria. Além da elaboração de um plano de ação para 2021, a prefeita e o vice-prefeito, puderam conhecer as divisões e departamentos da Secretaria e coordenadores dos CRAS e CREAS.

Centros de Referência

Com a proposta de articular e oferecer políticas de assistência social de qualidade aos são-joseenses, os Centros de Referência atuam juntamente com a Secretaria de Assistência visando auxiliar famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade.

• CREAS

Para famílias ou indivíduos que tiveram seus direitos violados, mas cujo os vínculos familiares e comunitários permanecem, o CREAS oferece apoio, orientação e acompanhamento especializado. São atendidas crianças, adolescentes e famílias que vivenciam situação de violência ou exploração do trabalho infantil; mulheres vítimas de violência doméstica, pessoas com deficiência, idosos e adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Os atendimentos são realizados na R. Tarcílio Zoelner, 750 – Cidade Jardim ou por meio do telefone (41) 3398-2575.

• CRAS

Localizados em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, os CRAS são destinados a prestação de serviços e programas de assistência, bem como efetuam a inscrição da população no Cadastro Único. Os projetos oferecem apoio e fortalecimento à famílias, idosos, crianças, adolescentes, deficientes, além do encaminhamento a Programas e Benefícios Sociais, tais como Bolsa Família, Guarda Mirim, Leite das Crianças, Minha Casa Minha Vida e outros. Para saber qual o CRAS mais próximo de você, basta acessar o link.