18/02/2019

Secretaria de Assistência Social divulga resultado das ações comunitárias de 2018

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

A Divisão de Ações Comunitárias da secretaria de Assistência Social (Semas) da Prefeitura de São José dos Pinhais, divulgou na última semana o resultado das ações realizadas no município durante o ano passado, 2018.

Responsável pela gestão de transferência de renda direta e indireta, através de programas do Governo Federal, a Divisão utiliza como ferramenta principal o Cadastro Único (CadÚnico), base de dados de todos os beneficiários de programas sociais, realizando o suporte e monitoramento das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) em relação ao cadastro.

A isenção tarifária à pessoas com deficiência, patologias crônicas e idosos, a organização das informações dos usuários aos sistemas de registros da Semas são serviços que a ‘Divisão de Ações Comunitárias’ realiza na cidade e que em 2018 auxiliou 16.894 atendimentos para 7.264 pessoas beneficiadas pelas ações.

De acordo com o resultado divulgado pela secretaria foram feitas, durante o ano passado, 3.652 atualizações de Cadastro Único que garantiu a continuidade do acesso aos programas sociais dos Governos Federal, Estadual e Municipal como: ‘Bolsa Família’, ‘Benefício de Prestação Continuada’, ‘Armazém da Família’ e outros.

Os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS, encaminharam para a ‘Divisão de Ações Comunitárias’, segundo o resultado divulgado, 5.401 Cadastros Únicos incluídos no sistema e outras 6.512 atualizações cadastrais realizadas pelos CRAS do município, além destas ações, o setor de Isenção Tarifária, em 2018, atendeu 7.376 usuários garantindo que 2.635 pessoas com deficiência ou patologias em tratamento tivessem direito à isenção da tarifa de transporte público municipal (VEM), metropolitano (METROCARD), estadual (viagens intermunicipal) e até mesmo nacional (viagens interestadual).