25/06/2018

Secretaria de Agricultura entrega mais de 200 mil mudas de morango a produtores rurais de SJP

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Ao todo, 220 mil mudas de morango San Andreas foram entregues pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag) a 220 produtores rurais de São José dos Pinhais na tarde desta segunda-feira, 25. A distribuição foi realizada na Agroindústria, localizada no bairro Campo Largo da Roseira, por meio de um programa de incentivo da Prefeitura, que subsidia 60% da compra de tais frutas e tem como objetivo incentivar a produção agrícola no município. Segundo a Semag, dados divulgados pela Secretaria de Agricultura do Estado em 2018 apontam  São José dos Pinhais como o terceiro maior produtor de morangos do Paraná.

Segundo o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, o plantio de morangos tem, cada vez mais, se tornado cultural no município. “Os morangos cultivados em São José dos Pinhais não são apenas para consumo próprio, mas também vendidos para outros municípios e também outros estados. O programa de subsídio da Prefeitura é importante para incentivar o produtor a produzir mais e também fomentar a economia local, gerando emprego, renda e melhorando a qualidade de vida dos envolvidos”, afirma Fenelon.

Moradora da Colônia Marcelino, Maria Cleonice Scrobot participa do programa de incentivo da Prefeitura há sete anos. Ela aprova o programa e conta que toda a sua produção é vendida para outra cidade. “O programa me ajuda bastante. Eu planto mais de vinte mil pés de morango e, com apoio da Prefeitura, pago um preço menor. E tudo que planto é vendido diretamente para Joinville. Eu aprovo o programa; afinal, toda ajuda é bem vinda”, conta.

Kelly Janaína Gewehr, que há alguns anos trocou o trabalho na  cidade para investir na produção de morangos, afirma que o programa de incentivo é muito importante. “Esse é o primeiro ano que estou participando do programa de incentivo da Prefeitura e diminuiu bastante o custo. Ano passado eu comprei as mudas particularmente. O programa é, sem dúvidas, um incentivo muito bom. O morango tem uma rentabilidade muito boa, o que o torna um produto muito interessante de ser trabalhado”, conta ela.

Esse programa de incentivo e subsidio é desenvolvido em São José dos Pinhais há mais de dez anos, e os produtores rurais interessados devem se cadastrar na Semag. “Uma vez por ano é realizada a distribuição de morangos. O agricultor familiar que estiver devidamente cadastrado realizada, no mês de janeiro, uma inscrição para poder pegar suas mudas na metade do ano. Cada agricultor tem direito a pegar mil mudas e, com o apoio da Prefeitura, o preço que eles pagam é bem menor. E essa quantia paga pelos produtores é revertida ao Fundo Municipal de Desenvolvimento Rural”, explica o diretor do Departamento de Promoção da Produção Primária da Semag, Ricardo Dissenha.

A Semag tem inúmeros programas de incentivo ao produtor rural. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (41) 3381-5824.

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)