01/02/2019

Secretaria de Agricultura e Abastecimento realiza 1ª coleta do Sacolão Verde de 2019

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Silvio Santos / Prefeitura SJP)

Os moradores do Bairro São Marcos, em São José dos Pinhais, receberam na manhã desta sexta-feira (01/02) a primeira coleta de materiais recicláveis realizada pelo programa ‘Sacolão Verde’ 2019, desenvolvido pela secretaria de Agricultura e Abastecimento – Semag, da Prefeitura.

O programa troca nos Bairros da cidade materiais recicláveis por sacolas de frutas e verduras dos produtores do município, a cada 15 kg de reciclável o participante recebe uma sacola e cada participante pode receber no programa até duas sacolas de hortifrútis.

Atualmente, o cronograma de coletas e distribuição do ‘Sacolão Verde’ funciona em vinte Bairros de São José dos Pinhais e até o final de 2019, o programa será ampliado para atender mais oito regiões do município através de parceria entre as secretarias de Agricultura e Abastecimento com Meio Ambiente (Semma) que disponibilizará mais uma equipe da Prefeitura para atender outras localidades com o programa.

Nesta 1ª coleta do ano, a Semag espera coletar no Bairro São Marcos mais de meia tonelada de resíduos recicláveis e distribuir na região cerca de 90 sacolas com verduras e frutas.

No ano passado, o ‘Sacolão Verde’ realizou 17.529 atendimentos que distribuíram no município 36.116 sacolas contendo até cinco variedades de hortaliças e frutas conforme a época do ano.

Em 2018, foram 195 coletas realizadas em várias comunidades que retiraram do meio ambiente mais de quinhentas mil toneladas de lixo reciclável (517.751 kg) trocados por verduras e legumes, temperos e raízes como a rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan direto dos produtores rurais.

Segundo a Divisão de Abastecimento da Semag, o programa estimulou, durante o ano passado, aproximadamente R$ 200 mil em produtos comprados dos produtores de São José dos Pinhais (SJP).

Abaixo, confira os Bairros e datas de coletas e entregas no cronograma do programa ‘Sacolão Verde’ em 2019:

(Foto: Silvio Ramos / Prefeitura SJP)