28/01/2019

Secretaria de Agricultura e Abastecimento divulga relatório anual de atividades 2018

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Divulgação / Prefeitura SJP)

Em 2018 diversas ações realizadas pela Prefeitura em todo município, através da secretaria de Agricultura e Abastecimento (Semag), beneficiaram milhares de pessoas que foram atendidas em vários programas desenvolvidos pela secretaria que além de estimular a produção agrícola e incentivar o comércio local promoveram mais qualidade de vida à população e contribuíram também com a preservação do meio ambiente.

Na última sexta-feira (25), o Departamento de Promoção da Produção Primária da secretaria de Agricultura e Abastecimento – Semag, de São José dos Pinhais, divulgou o relatório anual das atividades desenvolvidas no município durante o ano passado, 2018.

Segundo o relatório, o programa ‘Sacolão Verde’ da Divisão de Abastecimento, que teve início em 1999 com a lei municipal nº 1.474, realizou, no ano passado, 17.529 atendimentos que distribuíram na cidade 36.116 sacolas contendo até cinco variedades de hortaliças e frutas conforme a época do ano.

Ao todo, o ‘Sacolão Verde’ da Prefeitura, realizou 195 coletas, em várias comunidades, que retiraram do meio ambiente do município mais de quinhentas mil toneladas de lixo reciclável (517.751 kg) trocados por verduras e legumes, temperos e raízes como a rúcula; acelga; beterraba; repolho; alface; agrião; vagem; berinjela; pepino; couve manteiga; abobrinha; abóbora; cenoura; inhame; batata doce; couve flor; brócolis; batata  salsa; milho verde; batata inglesa; cheiro verde; cebola; tomate; salsão; pimentão; rabanete; banana; laranja; caqui; pêssego, ameixa e ponkan direto dos produtores rurais, o programa estimulou, segundo a Divisão de Abastecimento da Semag, aproximadamente R$ 200 mil em produtos comprados dos produtores de São José dos Pinhais (SJP).

As ‘Feiras de Abastecimento’, criadas pela lei municipal nº 2.356/14, apresentaram bons resultados, além de gerar mais renda aos feirantes e pequenos produtores, este programa da Semag de SJP atende preferencialmente moradores do município com produtos diferenciados. O relatório anual da Semag, informou a criação de duas novas feiras na cidade, uma delas é realizada no Bairro Borda do Campo toda quinta-feira das 16h às 21h30 próximo ao número 5.800 na Estrada da Roseira, a outra é realizada na praça Getúlio Vargas, no centro da cidade onde tem o chafariz e a caixa d’água, ali, a feira acontece aos sábados das 8h às 14h e conforme o relatório divulgado 25 novos feirantes aderiram ao programa em 2018 e as ‘Feiras de Abastecimento’ nos Bairros Afonso Pena e São Marcos, foram reativadas.

Entre janeiro e dezembro de 2018, o ‘Armazém da Família’ que beneficia à população, de São José dos Pinhais, disponibilizando alimentos com preços populares melhorando a qualidade de vida das famílias de baixa renda do município comercializou mais de 700 toneladas de produtos que foram para às mesas das 8.108 famílias cadastradas no programa criado pela lei municipal nº 2.620 de Agosto de 2015. Para fazer o cadastro no ‘Armazém da Família’ é preciso residir no município e a renda não pode ultrapassar o valor de R$ 2.843 reais.  As famílias cadastradas neste programa compram mercadorias com valores até 30% mais barato que no mercado convencional, de acordo com o relatório.

A Divisão de Pecuária da Semag, informa que atendeu durante o ano passado, 63 produtores realizando inseminação artificial em 580 bovinos leiteiros com objetivo de aumentar índices de produtividade e o melhoramento genético do rebanho bovino do município. Além da inseminação artificial, a Divisão de Pecuária também informou que 690 vacinas contra Brucelose bovina foram aplicadas atendendo ao todo 327 produtores que solicitaram o serviço à Semag até 30 dias após o nascimento dos animais. Além disso, o programa de ‘Sanidade Animal’ criado pela lei municipal nº 1.816/2011 promoveu e incentivou maior controle da sanidade do rebanho bovino examinando 1.678 animais dos 88 produtores atendidos pela Prefeitura.

A campanha contra a Febre Aftosa, promovida no município pela secretaria, disponibilizou gratuitamente aos criadores de bovinos e bubalinos vacinas contra esta enfermidade que possui imunização obrigatória de acordo com Ministério da Agricultura e Agência de Defesa Agropecuária do Paraná. Em 2018, a Semag vacinou de maio a junho 8.102 animais e de novembro a dezembro mais 8.260 bovinos receberam a dose da vacina. No total, o programa atendeu em SJP, mais de 1200 produtores beneficiados pelo programa ‘Sanidade Animal’.

Outro serviço oferecido pela Prefeitura, através da Semag, que consiste em incentivar a produção local na cidade é a Piscicultura, que em 2018, conforme dados levantados, distribuiu em São José dos Pinhais, 40 mil alevinos no município beneficiando 13 piscicultores cadastrados que receberam gratuitamente Carpas, Bagres e Tilápia neste programa que funciona desde 2011 pela lei municipal nº 1.817 e para promover o escoamento da produção de peixes dos produtores cadastrados a Prefeitura realiza a ‘Feira do Peixe Vivo’ (Lei municipal n° 1.817/2011) que acontece durante a Semana Santa onde existe alta demanda na procura de pescados.

As hortas comunitárias do programa ‘Vida Verde’, Criado pela Lei Municipal nº 1.740/2011, também foram destaques entre as ações desenvolvidas pela Semag durante o ano passado, o programa orienta tecnicamente a produção de hortaliças e fornece mudas para Escolas e CEMEI’s incentivando a alimentação saudável de pais e crianças. Em 2018, o programa forneceu 54.700 mudas de hortaliças e com o programa da Semag, a Prefeitura repassou os alimentos produzidos para 40 instituições de ensino auxiliando na alimentação de alunos da rede pública do município.