Você já sabe como funciona a Lei de incentivo ao Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade oferecida pela Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais?

A Lei n° 4.050, de 2 de agosto de 2022, instituiu a Bolsa Complementar de Estudo e Pesquisa para os Médicos Residentes do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade no Município de São José dos Pinhais.

A participação no Programa de Residência de Medicina de Família e Comunidade, consoante previsão da Lei, constitui-se em modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu, caracterizada por treinamento em serviço, nos termos da Lei nº 6.932, de 07 de julho de 1981.

Para fazer jus ao recebimento da bolsa complementar, os profissionais devem estar regularmente matriculados no Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais.

A bolsa de que trata a lei municipal, tem caráter complementar à bolsa de residência médica financiada pelo Governo Federal.

Qual será o valor atual da bolsa para os médicos residentes?

Estudantes de medicina ou médicos que querem se especializar em Medicina de Família e Comunidade, a partir de 2023, têm uma oportunidade de fazer a especialização com bolsa de residência médica com valor superior a oito mil reais.

As inscrições para o processo seletivo do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais tem previsão para iniciarem no mês de setembro, por meio do site da Associação Médica do Paraná – AMP, responsável pela organização do processo de seleção dos programas de residência médica do município.

Residência em Medicina da Família e Comunidade

Afinal, por que impulsionar o ingresso de novos residentes na especialidade? Por que a área é tão importante? Qual o motivo da lei que prevê o pagamento de bolsa complementar aos médicos residentes em Medicina de Família e Comunidade?

É simples: a Medicina de Família e Comunidade é uma especialidade com olhar integral e abrangente, que garante a continuidade do cuidado que promove. O profissional foca no tratamento e prevenção de doenças, redução de danos, reabilitação, promoção e proteção da saúde como um todo, pontos essenciais à Atenção Básica.