03/01/2019

Saúde realiza prestação de contas ao prefeito Toninho pelos 700 dias de gestão

Prefeito Toninho Fenelon recebendo o relatório da Saúde das mãos do secretário Giovani de Souza (Foto: Edison Renato/PSJP)

Gestão por resultado. Com esse lema a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais apresentou ao prefeito Toninho Fenelon na manhã desta quinta-feira (3) o relatório das ações dos 700 dias de Gestão. O secretário de Saúde, Giovani de Souza, destacou o apoio do prefeito, especialmente com recursos para investimentos no setor.

“O prefeito Toninho Fenelon assumiu a prefeitura em um período que exigiu muita coragem e vontade de fazer  mais com menos. Mas com o seu apoio pudemos fazer muita coisa. Nós entregamos oficialmente um relatório que aponta as principais conquistas da Saúde nesses 700 dias de gestão. Destaco a abertura da Ala Infantil da UPA Afonso Pena, separando o atendimento infantil do adulto; a inauguração do Centro de Especialidade do Paraná (CEP), que juntamento com o Centro Ambulatorial Multiprofissional (CAM)realiza as consultas e exames das especialidades; a contratação de 50 médicos por meio de concurso público, além de 15 farmacêuticos; a inauguração do novo Centro de Especialidades Odontológicas; a inauguração da nova Unidade Básica de Saúde Cidade Jardim, além da reforma de 24 das 27 Unidades do Município”, disse Giovani.

De acordo com o prefeito Toninho Fenelon, o foco na gestão da Saúde pela sua gestão visou sempre o benefício da população. “O secretário Giovani colocou no papel aquilo que temos acompanhada desde os primeiros dias da nossa gestão. Dentro da nossa realidade financeira e orçamentária nós trabalhamos de forma séria e transparente, sempre buscando levar uma saúde de qualidade para a nossa população. Depois de dois anos de gestão, de muita dificuldade, podemos olhar para trás e ver que pudemos fazer muito com pouco. Nossa expectativa para 2019 é fazer ainda mais”, ressalta o prefeito.

A Secretaria de Saúde complementa que outras ações foram feitas e que ajudaram a dar maior fluidez na gestão da pasta, que é a definição dos territórios da Atenção Primária, a implantamos de aplicativo via internet para o georreferenciamento do trabalho dos agentes comunitários e Saúde (ACSs) e a conquista de um prédio próprio para o atendimento do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

Dos mais de 300 mil habitantes, 200 mil dependem do Serviço Único de Saúde (SUS) em São José dos Pinhais. A Saúde possui hoje aproximadamente 2.400 servidores, distribuidos em cinquenta equipamento públicos. Um deles é a UPA Afonso Pena, que atendeu só no ano de 2018 mais de meio milhão de pessoas.

O Município tem ainda o Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, onde nasce 3.500 bebês por ano, além de realizar mais de 4 mil cirurgias no período.