A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Assistência Farmacêutica e seus servidores criou durante a pandemia de COVID-19 o Programa Medicamento na Hora Certa, e esta iniciativa recebeu destaque na revista do Conselho Federal de Farmácia.

O artigo foi publicado na revista com a temática “Experiências exitosas de farmacêuticos no SUS no contexto da pandemia de COVID-19” – Ano VII – nº. 7 – Dezembro/2021, – páginas 92 a 97, explicando o que é, como funciona e toda a estrutura do Programa.

A publicação, de autoria da servidora municipal da Secretaria de Saúde, Scheila Maria Graczyk Takayasu, ressalta que o Programa Medicamento na Hora Certa consiste na utilização de ferramentas de tecnologia e de comunicação para agilizar o atendimento nas farmácias municipais, por meio do WhatsApp, onde o usuário encaminha sua prescrição e documentos pessoais, e uma equipe de técnicos as recebe e faz uma análise técnica, após isso efetiva o agendando o horário de retirada na Farmácia de acesso mais fácil ao usuário. Na hora e local especificados, o munícipe vai até a unidade de farmácia indicada para receber seu medicamento, onde não há a necessidade de retirar senha ou esperar em filas.

O artigo “Programa Medicamento na Hora Certa: uma estratégia para dispensação em tempos de pandemia” contextualiza a criação do Programa, ao justificar que a pandemia do novo coronavírus trouxe grandes desafios ao setor de Saúde. E com a Assistência Farmacêutica não foi diferente. Para a melhoria dos fluxos e agilidade na dispensação de medicamentos, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais propôs um fluxo alternativo para acesso aos medicamentos, implementando, de forma inovadora, o Programa Medicamento na Hora Certa. O objetivo foi atuar numa estratégia de dispensação de medicamentos que contemplasse o atendimento farmacêutico em todas as fases da dispensação, porém com o menor contato físico possível, a fim de evitar a propagação do coronavírus dentro do estabelecimento de saúde.

Ainda segundo a publicação, o Programa trouxe bons resultados, e em cinco meses foram agendadas 3.626 retiradas. Também se tornou um canal de comunicação para dúvidas sobre fluxos de medicamentos. Neste período foram registradas 7.078 conversas, sendo que 51,7% destas foram finalizadas após resolução de dúvidas. Com a implantação do Programa houve diminuição do tempo de permanência do usuário nas Unidades, além de evitar o deslocamento desnecessário dos usuários que necessitavam de adequação de receitas ou sanar dúvidas referentes aos medicamentos, atingindo, desta forma, seu objetivo de agilizar a dispensação de medicamentos sem a perda da qualidade no atendimento farmacêutico.

Scheila Maria Graczyk Takayasu conclui em seu artigo que “Apesar de todas as dificuldades enfrentadas na pandemia, os profissionais da saúde, inclusive os farmacêuticos, tiveram que se reinventar e investir na criatividade em busca de inovações que propiciassem uma forma de atendimento mais ágil e que não perdesse em qualidade. Com a implantação do Programa Medicamento na Hora Certa, ficou claro que todas as áreas, inclusive a da Assistência Farmacêutica, têm muito a se beneficiar com as inovações e com uso da tecnologia em favor do bem estar e da saúde da população”, finalizou a servidora.

Serviço:

Os interessados em ler o conteúdo completo do artigo “Programa Medicamento na Hora Certa: uma estratégia para dispensação em tempos de pandemia” podem acessar o link: http://www.cff.org.br/userfiles/EXPERIENCIAS%20EXITOSAS%202021%20Final%20WEB%2015dez2021.pdf