Notícias
17/05/2019

Saúde Mental: ciclo de palestras discute as três décadas de desafios e conquistas

(Texto: Alexandre Torres Jr / Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)

Marcada pela defesa dos Direitos Humanos e resgate da cidadania, a luta antimanicomial no Brasil, propõe a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais, comunitárias, solidárias e inclusivas.

Servidores municipais e a comunidade em geral de São José dos Pinhais, participaram na manhã da última sexta-feira (17/maio) do ciclo de palestras promovido pelo ‘Comitê Municipal de Saúde Mental’ com o intuito de compartilhar experiências e histórias sobre o planejamento e organização territorial das Políticas Públicas de Saúde Mental na Inglaterra, América Latina e no Brasil.

A abertura do evento aconteceu às 9h, no Plenário da Câmara Municipal (CMSJP), onde especialistas sobre o assunto palestraram sobre a importância das ações de promoção, prevenção e atenção à Saúde Mental, desenvolvidas e oferecidas pelo serviço Público de Saúde. Conceitos, a estrutura e o histórico das Políticas Públicas, que garantem o cuidado ao paciente com transtorno mental nos serviços, também foram apresentados.

“Estou nesta luta há três décadas”, disse Wanderli Machado, pós- graduada em Saúde Metal Comunitária, Assistente Social do Centro de Atenção Psicossocial InfantilCAPSi, ‘Centro Vida’, localizado em Curitiba, e palestrante convidada para o evento.

Segundo Wanderli, “a trajetória da luta antimanicomial no Brasil e no mundo é antiga e devemos tomar todo o cuidado para não retornar ao passado”, destacou a convidada que iniciou a palestra com o vídeo do “Museu da Loucura”, inaugurado em 16 de agosto de 1996, através de uma parceria entre a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais e a Fundação Municipal de Cultura de Barbacena.

Membro da Universidade Federal do Paraná – UFPR, e coordenador da Comissão de Saúde Mental do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Pr), Marcio Roberto Paes, também participou do evento com a palestra sobre ‘Os Desafios da Saúde Mental para a Equipe Multidisciplinar’, o ciclo de palestras foi até o final da manhã.

(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)
(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)
(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)
(Foto: Paulo Szostak / Prefeitura SJP)