(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Na manhã desta sexta-feira (09) profissionais da Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais participaram de um encontro para discutir e trocar experiências sobre o que fazer para garantir e melhorar a saúde do homem.

O encontro abre o calendário de ações da Saúde do município referente ao Novembro Azul, mês dedicado ao combate e prevenção do câncer de próstata, bem como demais doenças que podem ocorrer no homem. Organizado pelo Departamento de Atenção à Saúde (DAS), por meio da servidora Marcia Daniele Seima, o evento foi voltado para a equipe da Saúde Municipal. “Temos enquanto profissionais da Saúde, que superar os desafios de cuidar da saúde do homem, e trabalhar isso também desde o nascimento até a sua velhice”, apontou Marcia.

“O Novembro Azul tenta conscientizar o homem quanto às doenças, das quais podem levar a morte”, disse um dos palestrantes do encontro, Dr. Sung Bok Lee, urologista que trabalha no município e atende no Centro de Especialidades Médicas (CEM).

Além do Dr. Sung, outros palestrantes participaram, promovendo uma mesa redonda e troca de experiências entre os profissionais presentes. São eles: Danielle Santos Nascimento – Nutricionista; Zuleica L. Souza – Psicóloga; Sueli Kodo – Fisioterapeuta, e Zeinab Ali El Chab – Dentista.

A ação ocorreu no auditório da Central de Treinamento do Paço Municipal e contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico – Rafael Rueda, que na ocasião parabenizou a iniciativa e comentou sobre a importância de trabalhos colaborativos como do encontro para aumentar a qualidade de vida, não somente dos homens, mas de toda a população.