14/03/2019

Saúde: 13ª Conferência Municipal é realizada na Câmara de Vereadores

(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais)

Com tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS, a Secretaria de Saúde de São José dos Pinhas em parceria com o Conselho Municipal de Saúde realizou, na noite de quarta-feira, 13, no Plenário da Câmara de Vereadores, a 13ª Conferência Municipal de Saúde. O objetivo do encontro, que reuniu profissionais da saúde, autoridades e comunidade civil organizada, foi de debater as propostas e eleger os delegados que vão representar o município de São José dos Pinhais nas etapas estadual e nacional da Conferência de Saúde.

Presente no evento, o prefeito de São José dos Pinhais, Toninho Fenelon, ressalta que a finalidade da conferência é melhorar o serviço prestado ao cidadãos. “Sabemos a complexidade que é fazer saúde pública, mas é importante essas conferências pra gente encontrar o melhor caminho, qual é a melhor política pública de saúde a ser desenvolvida”, afirma o prefeito.

Durante os meses de janeiro e fevereiro foram realizadas no município as pré-conferências locais de saúde. Desses encontros saíram as propostas votadas na 13ª Conferência Municipal. Segundo o secretário de Saúde, Giovani de Souza, uma das solicitações da população nas pré-conferências foi a construção de um hospital regional em São José dos Pinhais. “Entendemos que São José dos Pinhais, por ter um importante aeroporto e ser uma cidade estratégica cortada por rodovias, ter um hospital regional é necessário. Não queremos que seja mantido somente pelo Estado, mas queremos um hospital regional que possa ser mantido pelos municípios com ajuda do estado e com ajuda da União”, afirma o secretário.

De acordo com o prefeito, a administração tem trabalhado para que o hospital em São José dos Pinhais se torne realidade. “Esse é um desejo nosso, um desejo da nossa gestão, e acredito que um município com esse tamanho, com essa população e com essa importância precisa sim ter um hospital regional, um hospital de qualidade”, completa o prefeito Toninho.

As propostas votadas na etapa municipal da Conferência de Saúde serão defendidas nas outras etapas pelos delegados devidamente eleitos. ” O que nós conseguimos hoje aqui das propostas e vai para o Estado, se entrar alguma proposta nossa, claro, vai ajudar a formar o plano estadual de saúde”, explica o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edmar da Silva Mesquita.

Ao final, o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, palestrou sobre o tema Democracia e Saúde: Saúde como Direito, Consolidação e Financiamento do SUS, trazendo informações sobre o atual cenário da saúde e as ações do Governo do Estado desenvolvidas para melhorar a saúde no Paraná.

Presenças —

Estiveram presentes na abertura da 13ª Conferência Municipal de Saúde o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto; o deputado estadual Francisco Bührer; o diretor da 2ª Regional de Saúde, José Dalmi Dissenha; a promotora do Ministério Público, Silvia Galesi Campelo; a vice-presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, Nina Singer; dos vereadores Silvio Santo, Professor Marcelo, Luiz Paulo e Pastor Gilmar, a representante do Conselho Estadual de Saúde, Malu Gomes; além de autoridades religiosas, servidores municipais e sociedade civil organizada.

(Fotos: Paulo Szostak/Prefeitura de São José dos Pinhais)