São Marcos realiza Pré-Conferência da Saúde

Publicado em 5 de junho de 2017 às 14:22

(Foto: Divulgação/Sems)

Mais uma Pré-Conferência foi realizada pela Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde. A reunião aconteceu às 18 horas da última sexta-feira (2) no salão do antigo terminal de ônibus do bairro São Marcos. O objetivo da Pré-Conferência é reunir moradores, profissionais e usuários da saúde pública para discutir soluções e levantar demandas que serão apresentadas na XI Conferência Municipal.

O secretário municipal de Saúde, Giovani de Souza, esteve presente na Pré-Conferência e agradeceu a participação da comunidade. “É importante que a comunidade seja participativa para que haja mudanças necessárias”. Giovani comentou também sobre aumentar o horário de funcionamento da Unidade de Saúde do São Marcos. “O trânsito que liga o bairro ao Centro da cidade é caótico, principalmente no horário de pico. Por isso, existe um estudo para que o atendimento da unidade de saúde no São Marcos seja prolongado”, disse. O vereador Edson Dangui (PSC) também esteve presente no evento.

Na Conferência Municipal deste ano, que será realizada nos dias 30 de junho e 1º de julho na Academia da Polícia Militar do Guatupê, são definidas as diretrizes e propostas de trabalho para os próximos quatro anos (2018/2021). Também são elaboradas propostas que representam o Município nas etapas estadual e nacional, respectivamente. Representantes de movimentos sociais organizados, como associações e igrejas; trabalhadores da área de saúde e prestadores de serviços de saúde e população em geral são convidados a participar.

Neste ano, o tema da Conferência é Entendendo e Construindo o SUS com Qualidade. Para desenvolver as propostas que serão encaminhadas para a XI Conferência, os participantes são divididos em grupos e devem criar cinco propostas dentro dos 14 eixos que estão sendo trabalhados. São eles: o fortalecimento da Atenção Primária em Saúde; a qualificação da rede Mãe São-Joseense; a qualificação da Rede de Urgência e Emergência; o fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde Mental; o fortalecimento da Rede de Saúde Bucal; a implantação da Rede de Saúde do Idoso; a melhoria do Acesso e do Cuidado às Áreas de Atenção Inclusivas e Pessoas com Deficiência (PcD); a melhoria da Atenção Especializada e da Regulação do Acesso aos Serviços do SUS; o fortalecimento da Assistência Farmacêutica; o fortalecimento da Vigilância em Saúde (Ambiental, Epidemiológica, Sanitária e Segurança e Saúde do Trabalhador); o fortalecimento da Escola de Saúde Pública de São José dos Pinhais; Ouvidoria como Instrumento de Gestão e Cidadania; a Qualificação do Controle Social do SUS e o fortalecimento e qualificação do Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais (HMMSJP).

Nesta semana, mais três Pré-Conferências serão realizadas em diferentes bairros do Município. Confira abaixo as próximas:

07/06 – Quarta-feira

Local: Colégio Municipal Jorge Nascimento (Região Guatupê: Rua João Fraga Neto, 2901), às 19h

08/06 – Quinta-feira

Local: Igreja da Contenda (Região São Marcos Rural), às 19h