20/11/2018

São José dos Pinhais volta sua atenção ao setor de tecnologia e aeroespacial

(Foto: Divulgação/Sictur-PMSJP)

A Secretaria de Indústria Comércio e Turismo (Sictur) de São José dos Pinhais, por meio do Departamento de Indústria e Comércio (DIC), participou do 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro, que ocorreu em Foz do Iguaçu no início do mês de novembro.

O evento reuniu o setor público, autoridades, profissionais, empresários e estudantes do setor e de áreas afins, tendo como enfoque o diálogo entre os principais atores do cenário aeroespacial brasileiro.

Dando continuidade aos trabalhos do Programa Municipal de Atração de Investimento (PMAI), onde um dos setores de destaque a serem desenvolvidos é o de Aeroespacial e Tecnologia. O Congresso contribuiu para o intercâmbio de informações, onde a participação do município e a Agência Paraná de Desenvolvimento (APD), representado por Maria Cecília Flores, foi muito importante.

O evento aconteceu na Faculdade Uniamérica, que é a primeira faculdade privada do Brasil a oferecer o curso de Engenharia Aeroespacial. Na ocasião o reitor Ryon Braga informou que através de parceria com empresas estará inaugurando um pólo da Faculdade Uniamérica em São José dos Pinhais, onde irá trazer quatro cursos: Engenharia de Alimentos, Nutrição, Engenharia de Produção e Administração, com início previsto para o começo de 2019.

A equipe da Sictur esteve durante o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro com Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e embaixador da ONU no Desenvolvimento Econômico e Industrial, e também com o Brigadeiro José Vagner Vital, general do Comando da Aeronáutica, o qual, a poucos dias visitou o gabinete do prefeito de São José dos Pinhais, com o intuito de estreitar relações para a ampliação do mercado da aviação civil e aeronáutica do município.

Nesta recente visita, o Brigadeiro Vital, que também é o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE) expôs as tendências do mercado no setor aeroespacial. Dentre as funções dessa aproximação está a tarefa de detectar empresas da cadeia produtiva setorial, para uma futura prospecção de novos negócios, pautado nos dados fornecidos pelo Programa Municipal de Atração de Investimentos (PMAI) que aponta um grande potencial a ser desenvolvido no setor de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), podendo desta forma para o município fortalecer setores ligados à tecnologia.

Tanto o 1º Congresso Aeroespacial Brasileiro, bem como a visita do Brigadeiro, contaram com a participação do secretário da Sictur – Giam Celli, que destacou o potencial de desenvolvimento e crescimento do município, não somente na parte comercial, de serviços e turismo, como também no setor industrial e de tecnologia. Giam comentou ainda que “o apoio do prefeito Toninho Fenelon para os programas e ações de atração e investimento, permite a médio e longo prazo, o fortalecimento econômico de São José dos Pinhais”.

Presente ainda, em ambas as ocasiões, o diretor da Sictur – José Roberto Alves e a servidora dessa pasta – Dilcenéia Rosa.

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)