São José dos Pinhais vai receber mais de R$ 13 milhões em investimentos no Centro de Especialidades do Paraná

Publicado em 9 de janeiro de 2018 às 16:12

(Fotos: Paulo Szostak/PMSJP)

Perto de ser inaugurado em São José dos Pinhais, o Centro de Especialidades do Paraná vai receber do Governo do Estado o repasse de R$ 10 milhões para equipamentos e custeio, e outros R$ 3,4 milhões do Governo Federal para a ampliação de ofertas de consultas, exames e cirurgias – valor relativo ao convênio que foi formalizado na segunda-feira (8) no Governo do Estado.

O valor – R$ 422 mil para a compra de equipamentos e mobiliários e R$ 400 mil por mês para manutenção do espaço – serão repassados durante dois anos ao Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp), que reúne 27 municípios da Região Metropolitana de Curitiba: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Araucária, Bocaiúva, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Magro, Campo Largo, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Fazenda Rio Grande, Itaperuçu, Lapa, Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, São José dos Pinhais, Tijucas do Sul, Tunas, Agudos do Sul, Piên e Doutor Ulysses.

O secretário de Saúde Giovani de Souza e o secretário de Governo Augustinho Michalizen estiveram na solenidade com o governador Beto Richa e o ministro da Saúde Ricardo Barros. “O Governo do Paraná vai abrir o orçamento para 2018 a partir do dia 20 de janeiro. Quando abrir esse orçamento é que haverá o repasse dos recursos ao Comesp, possibilitando a abertura do Centro de Especialidades. Da parte do nosso município já está tudo pronto: o prédio está apto a receber os equipamentos e a cessão do uso do prédio já foi promulgada”, explicou Giovani.

Também participaram do ato prefeitos dos municípios participantes, além do deputado estadual Francisco Bührer, dos vereadores de São José dos Pinhais Luiz Paulo e Tadeu Camargo e também o diretor presidente do Prev São José Fabrício Tambolo.

CENTRO DE ESPECIALIDADES

O Centro de Especialidades vai funcionar em um prédio cedido pela Prefeitura de São José dos Pinhais e será referência no atendimento à população dos 27 municípios integrantes do consórcio. A unidade será a primeira da região a adotar os modelos de atendimento preconizados pela Secretaria de Estado da Saúde. A intenção é que o paciente tenha acesso a consultas, exames e tratamento especializado em um único local, com atendimento multidisciplinar.

Também será implantado na unidade o Modelo de Atenção às Condições Crônicas (MACC), projeto pioneiro no Brasil que prevê o atendimento de hipertensos, diabéticos e idosos por uma equipe multiprofissional, estabelecendo uma integração entre a atenção primária e o ambulatório de atenção especializada. Além disso, o local receberá o Centro Mãe Paranaense, para atendimento de gestantes e crianças de risco intermediário e alto risco.