São José dos Pinhais tem o melhor resultado na geração de emprego nos últimos sete anos

Publicado em 24 de Maio de 2018 às 17:05

(Foto: Lucas Mendes/PMSJP)

O município de São José dos Pinhais vêm gerando cada vez mais empregos, o que são boas notícias para a economia local. Em 2012, o saldo de empregos foi de 1.745, já em 2018, 1.878 empregos, o que resulta um saldo de 7,62% de aumento, melhor resultado nos últimos sete anos. No primeiro quadrimestre de 2018, foram criados 1.878 postos de trabalho, com contratações superadas a demissões, sendo 12.556 contratações e 10.678 demissões.

Só no mês de abril, a geração de empregos do município foi superada apenas por Curitiba, com 584 novos empregos. De acordo com o diretor da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, Vilson Marques, esse crescimento se deu por conta das empresas estarem progressões positivas para contratações. “As empresas vêm contratando pessoas e vem tendo muita exportação, isso deu um “boom” na indústria, que está contratando além das áreas de produção, contratando também para as áreas de serviço”, explica.

Fonte: MTE (Ministério do Trabalho)

Segundo os últimos dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) e Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS) sobre os empregos formais em até 2016, São José dos Pinhais teve o setor industrial como de maior crescimento. A faixa etária de 30 a 39 anos lidera as pesquisas, com 18.232 para homens e 11.429 para as mulheres. O diretor enfatiza que São José dos Pinhais possui o Parque Tecnológico e o Parque Automotivo como setores importantes para o estímulo de empregos. “Nós temos muitas pessoas empregadas nessa área, as empresas vêm abrindo vagas, vem contratando muita gente, e também exportando bastante, o que faz com que gere mais impostos para o município, e o município volte a crescer”, enfatiza Marques.

Agência do Trabalhador

A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais também obteve resultados positivos com relação a geração de empregos. No mês de abril de 2018, a Agência foi a primeira colocada da região metropolitana e terceira no Paraná. Esses bons saldos, de acordo com o diretor da Agência, se devem por conta da Agência buscar vagas nas empresas, focar nas captações de vagas, fazer visitas diariamente nas empresas para trazer vagas para os trabalhadores.

SERVIÇO

A Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais oferece diversas opções de vagas para a população, que agora atende com novo horário, das 7h30 às 16h30. Além disso, é possível realizar o agendamento online para evitar filas pelo site www.trabalho.pr.gov.br

O trabalhador que não tiver acesso à internet, poderá procurar por qualquer terminal gratuito de internet do município, como na subprefeituras da Borda do Campo, Guatupê e Afonso Pena, além do quiosque da Agência do Trabalhador, localizado na Rua XV de Novembro esquina com Avenida Rui Barbosa.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária – Agência do Trabalhador -, está localizada na Avenida Rui Barbosa, 9244 – Centro. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone (41) 3283-6800.