18/02/2019

São José dos Pinhais sedia o IX Encontro Metropolitano do NASF

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

Nesta segunda-feira (18) a Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde recebeu representantes e profissionais da área de diversas cidades do entorno metropolitano de Curitiba, no IX Encontro Metropolitano do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

O evento aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com mais de 100 participantes que assistiram as palestras: “Autocuidado Apoiado” – da Dra. Ana Maria Cavalcanti, e “Controle Social em Apoio ao NASF” – do fisioterapeuta João Eduardo de Azevedo Vieira.

Criado pelo Ministério da Saúde em 2008, o NASF visa uma maior quantidade de tratamentos alternativos, com menor intervenção medicamentosa, beneficiando assim o paciente. Nele, são encontrados diversos profissionais, tais como psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, médicos psiquiatras, médicos ginecologistas, entre outros.

O Núcleo de Apoio funciona com o objetivo de prevenção de patologias de determinadas regiões, e trabalha com o princípio do apoio matricial, isto é, um trabalho em equipe que compartilha seus conhecimentos em suas áreas de atuação para cuidar de um determinado território, desta forma sua atuação é junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s).

Na ocasião a diretora de Atenção Básica em Saúde do município, Cintia Mansur, agradeceu a participação dos inscritos e comentou sobre a importância do trabalho do NASF, “Aqui em São José dos Pinhais, por meio das ações do NASF, colhemos bons resultados, e encontros como o de hoje, essa troca de experiência, é mais um caminho para incentivar e fortalecer o Núcleo para melhor atender a população e trazer mais qualidade de vida”, comentou a diretora.

O secretário de Saúde do município, Giovani de Souza, aproveitou a ocasião para dizer dos desafios da pasta na cidade e das ações da administração pública para melhorar a Saúde local. “São José dos Pinhais possui aspectos variados e demandas muito específicas, estamos fazendo um mapeamento georeferenciado (territórios, microrregiões, etc), levantamento de características epidemiológicas, aprimoramento da Atenção Primária à Saúde, dentre outras posturas. O trabalho desenvolvido pelo NASF é um contribuinte positivo para a Saúde no município e isso reflete de forma assertiva no atendimento à população”, finalizou Giovani.

“A busca pelo aprimoramento continuado de ações e profissionais da Saúde configura um ganho para a cidade e a população”, definiu o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon, que fez a abertura oficial do IX Encontro Metropolitano do NASF e deu as boas vindas aos profissionais presentes. Durante o encontro o vereador Silvio Santo representou o Poder Legislativo e os participantes acompanharam uma breve apresentação da história do NASF, ministrada pela representante do NASF Metropolitano – Ticiane Paula Zen. Presente ainda no evento o procurador geral do município – Áriston Ghidin e o secretário municipal de Administração e Recursos Humanos – Carlos Pereira.