06/11/2015

São José dos Pinhais sedia o 2º Encontro Estadual do Plano de Auxílio Mútuo

(Foto: Divulgação/PMSJP)

Na manhã desta sexta-feira (6) São José dos Pinhais recebeu, na Câmara de Vereadores, o 2º Encontro Estadual do Plano de Auxílio Mútuo. O objetivo foi alinhar as diretrizes de trabalho, e troca de experiências, no que diz respeito ao atendimento de emergências no ambiente empresarial e quanto às ações conjuntas em eventos calamitosos.

O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é coordenado pelo Corpo de Bombeiros e teve início no Paraná em 2009, sendo São José dos Pinhais, CIC e Araucária os pioneiros na implantação do Plano. O PAM reúne além dos Bombeiros, a Defesa Civil, empresas, municípios, equipes de brigadistas e comunidade, que tem como intuito prestar auxílio por meio de suprimentos e manutenção de ações em cooperação com o Corpo de Bombeiros no atendimento de seus chamados.

Os participantes ouviram a palestra sobre emergências industriais, ministrada pelo engenheiro Rubens César Perez, e a outra ministrada pelo tenente/coronel da Polícia Militar Eduardo Nocetti Holms, do Corpo de Bombeiros de Santos – SP, que abordou a cronologia dos acidentes. Na sequência os representantes dos PAMs de São José dos Pinhais, CIC, Araucária, Toledo e Fazenda Rio Grande fizeram uma breve apresentação das ações e estrutura dos Planos de Auxílio Mútuo locais.

Os presentes puderam ainda assistir a apresentação sobre o Plano de Incêndio Florestal do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros. O evento contou ainda com a participação do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, que presidiu a solenidade, além do secretário chefe da Casa Militar, coronel Adilson Castilho Casitas, o chefe da Divisão de Proteção e Defesa Civil, coronel PM Edemilson de Barros, o comandante do 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros, tenente/coronel Wellington de Farias Ramos Jr., o vice-prefeito de Araucária, Rui Sergio Alves de Souza, representantes das empresas parceiras do PAM, da Polícia Militar e representantes de diversas unidades da Defesa Civil.

2_encontro_pam_foto_edison_renato (5)
Evento contou com a participação do chefe do Estado Maior do Corpo de Bombeiros, Cel. Fábio Mariano de Oliveira, que presidiu a solenidade, além do secretário chefe da Casa Militar, Cel. Adilson Castilho Casitas, o chefe da Divisão de Proteção e Defesa Civil, Cel. PM Edemilson de Barros e demais autoridades (Foto: Divulgação/PMSJP)
????????????????????????????????????
O Plano de Auxílio Mútuo (PAM) é coordenado pelo Corpo de Bombeiros e teve início no Paraná em 2009, sendo São José dos Pinhais, CIC e Araucária os municípios pioneiros na sua implantação (Foto: Divulgação/PMSJP)