Notícias
03/10/2018

São José dos Pinhais sedia encontro da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme)

(Foto: Edison Renato/PMSJP)

Nesta quarta-feira (03) a Usina da Música da Secretaria de Cultura de São José dos Pinhais recebeu representantes de diversos Conselhos de Educação da Região Sul, para um encontro de troca de experiências exitosas, ações e a parceria junto às administrações públicas.

O encontro reuniu membros da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme) e Uncme – Paraná, com o tema “Os Conselhos Municipais de Educação do Paraná e os desafios do Regime de Colaboração entre o Estado e os Municípios na implementação da BNCC”.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil e ensino fundamental, no intuito de definir os direitos de aprendizagens de todos os alunos do Brasil.

Além dos conselheiros dos três estados do Sul, esteve presente o prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon, a primeira dama e secretária de Assistência Social – Sônia Arruda, a secretária de Educação – Ema Maria Zen Karan, o presidente da Uncme Nacional – Manoel Humberto Gonzaga Lima, vice-presidente nacional da Uncme – Região Sul, coordenadora da Uncme Paraná e presidente do CME de São José dos Pinhais – Ana Lucia Rodrigues, representante da Secretaria Estadual de Educação do Paraná, presidente do CEE – professor Oscar Alves, representantes do Tribunal de Contas do Paraná – TCEPR, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Paraná (Sinepe) – Esther Cristina Pereira, Presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Paraná (Undime–PR) – professora Marli Regina Fernandes da Silva, coordenadores regionais da Uncme de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná.

Na ocasião o prefeito Toninho ressaltou a importância dos Conselhos de Educação, os quais são parceiros da administração pública, bem como as iniciativas tomadas por eles em prol de uma melhor educação para as crianças. “Todo segmento da sociedade tem sua importância, porém a Educação tem mais, tudo passa por ela, é a base de todos nós”, finalizou Toninho.

A secretária de Educação – Ema Maria Zen Karan, agradeceu aos participantes e a adesão dos colegas e pontuou que ações como esse encontro da Ucnme mostra e traz o fortalecimento junto com os profissionais de ensino, na elaboração de ações efetivas e benéficas. “As ações de cada educador, da administração pública com a participação dos Conselhos de Educação, formam uma gestão democrática, e essa participação de todos se reverte em benefícios para os alunos, seja no aprendizado, vida acadêmica e formação cidadã”, comentou Ema.