São José dos Pinhais participa de reunião com Comec e SEDU

Publicado em 13 de julho de 2016 às 10:55

Fernando Flávio Pacheco, assessor técnico da Comec, fez uma apresentação sobre os temas abordados na reunião (Foto: Divulgação/PMSJP)

Na tarde da última terça-feira (12) o prefeito de São José dos Pinhais, Luiz Carlos Setim, participou de reunião promovida pela Secretaria do Estado de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec).

A reunião foi de caráter técnico para apresentar a revisão de estratégias da Comec, objetivando promover a reestruturação organizacional do órgão a fim de adequar sua legislação conforme preceitos estabelecidos na Lei Federal nº. 13.089 de 2015, o chamado Estatuto da Metrópole.

Dentre os temas abordados com o Conselho Deliberativo e Consultivo, Urbs, Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), Sanepar, Paranacidade, prefeitos de municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC), foram a mobilidade urbana e o transporte público entraram em pauta. Outro tema importante apresentado na reunião foi a questão da proposta de governança interfederativa, onde os municípios teriam participação nas ações de interesse público comum.

Segundo o presidente da Comec, Omar Akel, essas ações propostas aos municípios têm o intuito de aproximar cada vez mais as administrações públicas, onde se pode utilizar o conhecimento técnico das prefeituras para contribuir para o Plano Diretor da Região Metropolitana. “A inserção dos municípios em uma esfera interfederativa permite que possamos partilhar responsabilidades na busca das soluções para a RMC”, comentou Omar.

.