20/11/2018

São José dos Pinhais participa da assinatura do Estatuto do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana

(Foto: Paulo Szostak/PMSJP)

O prefeito de São José dos Pinhais – Toninho Fenelon, o prefeito de Curitiba – Rafael Greca e outros oito prefeitos de municípios vizinhos assinaram na manhã desta terça-feira (20), o Estatuto do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais de Curitiba e Região Metropolitana (Coin).

Na ocasião o secretário da Guarda Municipal de São José dos Pinhais – Fabiano da Rosa e o diretor da GM do município – GM Marcio Pereira, também estiveram presentes, e juntamente com as guardas de Curitiba, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Mandirituba, Fazenda Rio Grande, Colombo, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, formam a estrutura do Consórcio.

A assinatura do referido Estatuto representa a união de esforços entre as forças de segurança municipais que facilita a busca por recursos para o desenvolvimento de projetos e programas conjuntos. Segundo Greca essa aproximação “propicia também a oferta de cursos de formação, capacitação e aprimoramento de forma integrada aos profissionais que fazem parte das dez corporações, reduzindo custos públicos”.

Para o secretário Fabiano da Rosa os objetivos do Estatuto estão bem claros no que tange a promoção do intercâmbio de informações para o trabalho operacional, com foco no desenvolvimento das políticas de prevenção à violência e a efetiva redução da criminalidade, onde quem ganha é a população e os efetivos das Guardas envolvidas.

Toninho Fenelon falou sobre a importância dessa ação, onde a troca de experiências, e a possibilidade do desenvolvimento de ações conjuntas entre os municípios fortalece ainda mais a segurança pública.