Através de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Coordenação da Região Metropolitana – COMEC, órgão ligado ao Governo do Estado, os usuários do sistema público de transportes passam a contar a partir da próxima segunda-feira, 13/01, com duas novas linhas metropolitanas integradas com linhas urbanas municipais.

A linha São José/Piraquara é uma nova alternativa de transporte que liga os dois municípios a partir do terminal Afonso Pena, e irá oferecer integração com o sistema urbano municipal; ou seja, o usuário que estiver no sistema urbano, vindo de qualquer bairro de São José dos Pinhais e acessar o terminal Afonso Pena, no período de uma hora, poderá também acessar a integração com a Região Metropolitana de Curitiba, como neste caso, com o município de Piraquara.

O mesmo caso vale para a linha Colombo/São José, contudo essa linha que já existe, terá seu trajeto reduzido entre o município vizinho e o terminal do Afonso Pena, deixando de passar pela área central de São José dos Pinhais, mas passará também a oferecer integração através do Terminal Afonso Pena (TAP).

Para ambos os casos, o passageiro de São José dos Pinhais que utilizar as linhas para Piraquara ou Colombo, deverá possuir o cartão Metrocard e a passagem terá um custo de R$ 4,50 centavos, sendo que R$ 4,05 no embarque das linhas urbanas e R$ 0,45 no acesso metropolitano, no terminal Afonso Pena.

Os passageiros que estiverem vindo para São José dos Pinhais de uma destas cidades, Piraquara ou Colombo, vão pagar a tarifa de R$ 4,50 e através do TAP terão acesso gratuito as linhas urbanas, devendo pagar apenas no seu retorno, o que vai exigir a posse do Cartão VEM – Vale Eletrônico Municipal.

Outra novidade confirmada pelo Secretário de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, Fabricio Tambolo, é que a cidade vai ganhar uma nova linha com conexão com Curitiba, a São José/Guadalupe. Segundo o secretário o pedido do município foi atendido pela COMEC, que deve iniciar o serviço ainda no mês de janeiro. “O prefeito Toninho Fenelon garantiu um aporte financeiro do município e oferecemos uma contrapartida para a implantação desta linha, além disso, o Governo do Estado, através da Comec também está melhorando os investimentos em nosso sistema e isso está possibilitando as melhorias que são significativas”, comentou o secretário de Transportes e Trânsito, Fabrício Tambolo.

Para receber as novas linhas metropolitanas a Semuttran está realizando adaptações nos dois terminais, criando áreas de embarques exclusivas para o sistema integrado.

Secretário de Transportes e Trânsito Fabricio Tambolo
PARA BAIXAR FOTOS NA GALERIA DA MATÉRIA
Ativo 1
Pelo computador:

clique com o botão direito do mouse em cima da foto e selecione a opção "ver imagem" - com o botão direito do mouse você poderá salvar a foto.

Ativo 3
Pelo celular:

pressione o dedo sobre a foto e selecione a opção desejada.